Red Bull Content PoolFoto: Red Bull Content Pool

Parelheiros sedia Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO

Atualizado em 20 de julho de 2018
Mais em Mountain Bike

No próximo fim de semana (21 e 22 de julho) ocorrerá o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO (Cross Country Olímpico), prova que será realizada em etapa única na cidade de Parelheiros, em São Paulo. No sábado (21), o dia será apenas de testes para os ciclistas conhecerem o trajeto de 5 km do circuito. Já no domingo acontecem as provas oficiais. 

Os principais atletas do país  estão confirmados para a disputa, que tem organização da Federação Paulista se Ciclismo e Confederação Brasileira de Ciclismo. Pela primeira vez, o evento terá transmissão exclusiva ao vivo pelo canal MTB90.

No domingo, os ciclistas iniciam as disputas a partir das 8h, com a largada da primeira bateria, que contempla as categorias Infantojuvenil masculino e feminino, Juvenil masculino e feminino, Master masculino C1-C2-D1-D2, Master feminino A-B-C e Junior feminino.

>>> Conselhos de Henrique Avancini para começar no MTB

A segunda bateria acontece as 10h com as categorias Sub-30 e Master masculino A1-A2-B1-B2. As 12h larga a terceira bateria com ciclistas da Junior masculino, Elite e Sub-23 feminino, enquanto as 14h entram na pista os atletas da última bateria, com as categorias Elite e Sub-23 masculino. No total, 21 provas estão agendas para ocorrer no domingo

Contando com um relevo desafiador, repleto de vegetação nativa da mata atlântica, a pista da competição apresenta um percurso bastante seletivo. A estrutura também conta com dois pontos de hidratação e apoio mecânico, sendo um no início e outro próximo do fim do trajeto.

Henrique Avancini é presença confirmada

Henrique Avancini, vencedor 12 vezes do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO, tem presença confirmada na competição. O atleta ocupa a 2ª posição mundial da categoria no ranking da UCI e corre pela equipe internacional Cannondale Factory Racing

“Estou muito motivadopara reconquistar esse título. Venci pela primeira vez em 2013, no começo da minha participação na categoria Elite, depois em 2014 eu perdi por um problema mecânico. Venci novamente em 2015 e 2016, mas em 2017, mesmo numa fase boa, acabei perdendo, e isso é uma coisa me incomoda por ser uma grande honra poder vestir a camisa de campeão brasileiro”,disse Henrique. 

Venho fazendo grandes provas no exterior, alcançando resultados históricos para o Brasil, e gostaria muito que nesses resultados eu estivesse cruzando com a bandeira do Brasil no peito. Essa é a minha maior motivação para a prova. Acredito que será bastante desafiador, pois estou fazendo uma sequência de provas da Copa do Mundo, mas estou com uma ambição de vitória, uma vontade de vencer que talvez nunca tenha tido no passado nessa competição. Vou fazer o máximo que o meu corpo permitir para reconquistar essa camisa”, disse Henrique sobre sua participação na prova desse ano.

> Serviço:
Campeonato Brasileiro de MTB XCO
Pista de XCO Lar da Nossa Senhora Aparecida, Via Santa Maria, 82, Parelheiros, SP