Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Pesquisa mostra que suor com bike elétrica é três vezes menor

Foto: Shutterstock

Bicicletas elétricas geralmente são associadas à necessidade de menor esforço por parte do ciclista e por isso são populares entre pessoas que utilizam a bike como meio de transporte, mas que não querem chegar muito suadas a seus compromissos. Agora, um experimento mediu a diferença de suor em pessoas que pedalam bikes normais e bicicletas elétricas.

A pesquisa foi feita pela empresa japonesa Shimano, em parceria com a Sports Science Agency. Eles compararam o grau de esforço entre ciclistas utilizando os dois tipos de bicicleta e, como esperado, descobriram que quem usa bike elétrica transpira menos.  De acordo com o experimento, pedalar uma e-bike resultou em uma média de 350ml de suor produzido, três vezes menos do que em uma bicicleta normal.

O teste foi feito com seis ciclistas – quatro homens e duas mulheres, com idades entre 24 e 36 anos.  Eles pedalaram por 30 minutos dentro de uma câmara climatizada, sempre a 28º graus.

Na bicicleta elétrica, os participantes do estudo tiveram temperatura corporal média de 37,5 ºC, em comparação aos 38,4ºC na bicicleta normal. As roupas utilizadas também ficaram com menos marcas de suor.

 

Leia mais

Vuelta a Espanha 2018: Tony Gallopin vence sétima etapa

Mobilidade urbana e planos para o MTB: o que pensa Gary Fisher?

Edição especial da Caloi 10 comemora 120 anos da marca

 

“O principal resultado nesse estudo mostra que usar uma bicicleta elétrica, em vez de uma bicicleta comum, ajuda a completar a viagem sem preocupações fisiológicas”, disse Jack Wilson, pesquisador da Sports Science Agency.

“É certo supor que os benefícios do exercício permanecem os mesmos, e que as e-bikes podem ser um bom começo para aquelas pessoas que não se acham suficientemente preparadas para tentar usar esse meio de transporte para ir ao trabalho, por exemplo”, completou.

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!