Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

‘Bicicleta na Escola’: projeto catarinense vira discussão na Holanda

Foto: Arquivo pessoal

Em 2013, a professora de educação física Ana Destri decidiu usar suas aulas na Escola Básica Municipal José Jacinto Cardoso, em Florianópolis, para estimular seus alunos a pensarem sobre questões que envolvem a mobilidade urbana. Sua meta era fazer com que as crianças entendessem melhor o universo da bicicleta e se orientassem para utilizá-la com segurança como meio de transporte.

Destri ouviu os alunos, traçou um plano conjunto com professores de outras disciplinas, driblou a resistência dos diretores e colocou em prática o projeto “Bicicleta na Escola”.

 

Leia mais

Menino de 9 anos pedala de Londres a Paris em 3 dias

Dispositivo usa ondas de rádio para alertar motoristas sobre ciclistas

Espanhol faz ensaio com ciclistas nus para expor fragilidade no trânsito

 

“A ideia partiu das crianças. A bicicleta é bem recebida por todos. Na verdade, alguns diretores da escola se mostraram resistentes no primeiro momento, mas, depois de entenderem a intenção, aderiram ao projeto. Na escola, não podemos deixar os conhecimentos compartimentados. O objetivo é apurar o senso crítico das crianças em relação às questões da mobilidade urbana”, diz.

Quatro anos depois de ser bem recebido pelos alunos catarinenses, o “Bicicleta na Escola” atravessou fronteiras e virou discussão em fóruns internacionais. Nesta semana, Destri embarcou para a cidade de Nijmegen, na Holanda, onde participa do Velocity, encontro que discute os principais temas relacionados ao ciclismo.

Não é a primeira vez que o projeto ganha repercussão no exterior. Nos últimos anos, Destri já havia ido ao México e ao Chile para apresentar suas ideias.

“Falar de bicicleta no país da bicicleta está sendo uma experiência surreal”, comentou a professora, em entrevista ao site “Floripa News”.

O sucesso do “Bicicleta na Escola” fez com que estados como Rio de Janeiro e Goiás criassem iniciativas semelhantes em algumas de suas unidades de ensino.

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

Compartilhe por email!
[i]
[i]