Arquivo pessoalFoto: Arquivo pessoal

Britânico de 9 anos sobe montanhas míticas do Tour e do Giro

Atualizado em 26 de outubro de 2016
Mais em Notícias

Col du Tourmalet, Mont Ventoux e Passo dello Stevio são algumas das lendárias e mais duras montanhas já enfrentadas por atletas profissionais em edições do Tour de France e do Giro d’Italia – as duas maiores e mais tradicionais grandes voltas do ciclismo de estrada mundial. Pelo grau de dificuldade que apresentam, com subidas longas e íngremes, não são desafio para qualquer ciclista. Mas um britânico de 9 anos nem tomou conhecimento disso e resolveu encarar essas três míticas montanhas com sua bike.

No dia 11 de junho deste ano, a bordo sua Giant TCR Espoir, com rodas de 24 polegadas de diâmetro, Alfie Earl escalou a Col du Tourmalet, montanha localizada nos Pireneus Franceses, que conta com uma subida de mais de 15 km de extensão e inclinação média de 7,4% – mas que chega a mais de 10% em alguns trechos. O britânico, que na época ainda não havia completado seu nono aniversário, levou três horas e meia para chegar ao cume da montanha e se tornou o mais jovem ciclista da história a conseguir feito – em agosto deste ano, no entanto, seu compatriota Rafe Cushway, de 8 anos, também conquistou o feito no Tourmalet.

 

 

Alfie não deixou barato e resolveu partir para novos desafios. Assim, no último sábado (22), já com 9 anos de idade completos, encarou o lendário Mont Ventoux, no sul da França. Saindo da comuna de Bedoin, o jovem ciclista levou pouco mais de quatro horas para vencer a subida de mais de 20 km de extensão, com inclinação média de 7,5% e máxima de 10%. Não satisfeito, e com menos de dois dias intervalo, Alfie foi até a Itália e na segunda-feira (24) encarou o Passo dello Stelvio. Partiu da comuna de Prato e chegou ao cume da mítica montanha em cerca de cinco horas, depois de pedalar os 25 km de subida com média de 7,4% de inclinação.

“Depois que subi o Mont Ventoux no sábado, eu sabia que podia fazer o Stelvio, mas sabia que seria difícil, e foi”, disse Alfie ao site britânico Cycling Weekly. “Estou muito orgulhoso de mim mesmo por provar que uma criança de nove anos de idade pode fazer isso. Depois do Tourmalet, eu queria fazer as outras duas o quanto antes fosse possível, e consegui fazê-las em menos de 48 horas”, acrescentou o jovem ciclista britânico de 9 anos, que já tem um novo desafio em vista, pedalar de Londres a Paris, dessa vez em companhia de sua irmã mais velha, que acabou de completar 12 anos.

Confira fotos das façanhas do pequeno prodígio: