Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Ex-ciclista amputado fala de seu acidente na Califórnia

Foto: Tim De Waele/Corbis via Getty Images

O ex-ciclista norte-americano Adrien Costa contou ao Zwift como foi o acidente que o afastou do ciclismo em julho deste ano.

Aos 21 anos, Costa precisou amputar a perna após ser esmagado por uma pedra na Califórnia, nos Estados Unidos. Afastado do ciclismo, o atleta criou a Climb for Costa, uma campanha de arrecadação de fundos.

Em seu encontro com o Zwift, ele comentou o acidente e relembrou como foi esperar o resgate por cerca de seis horas.

“Como eu estava subindo cada vez mais alto e a trilha lentamente desaparecia e se tornava rocha solta, eu podia sentir que algo estava errado. Eu estava tropeçando um pouco”, comenta. “Havia essas pedras enormes que se soltavam porque estavam presas pela neve durante todo o inverno”.

 

Leia mais

Alejandro Valverde conquista o Campeonato Mundial de estrada

Vídeo mostra ciclista sendo atingido por fogos de artíficio

Hexo apresenta capacete que oferece o ajuste perfeito

 

Costa estava subindo Monte Conness, uma montanha próxima ao Parque Nacional de Yosemite, e pisou em uma das pedras soltas. Uma delas cedeu e esmagou sua perna contra outra rocha. “Deu uma vontade instintiva básica de sobreviver, comecei a gritar por ajuda”.

O ex-ciclista passou cerca de 45 minutos gritando, até que alguns escaladores o encontraram. “Eles pararam em um lago mais abaixo para um mergulho e se eles não parassem eles teriam ido embora.”

Um dos alpinistas tinha um GPS com função SOS, o que lhes permitiu pedir ajuda, mas Costa demorou cerca de seis horas para ser resgatado. Ao todo 15 pessoas trabalharam para socorrer o atleta.

“Eu realmente não me preocupei em perder minha perna. Eu pensei, ‘tudo que eu quero é sair dessa rocha’”, acrescentou.

Costa foi resgatado por um helicóptero militar e transferido para um hospital, onde sua perna foi amputada dias depois. Durante dez dias, o norte-americano passou por cinco operações.

“Eu não tinha certeza se estava morrendo ou não. Houve um momento em que senti que estava em um videogame e olhando para uma tela ‘game over’”, rememora.

Como parte da campanha “Ride with Reason“, o Zwift está dando aos atletas a chance de apoiar financeiramente a recuperação do Costa e outras causas importantes. 

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!