Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Bike elétrica brasileira com autonomia de 100 km é lançada

Foto: Facebook

A primeira bike elétrica urbana totalmente nacional foi lançada pela EDG, empresa focada em tecnologia e fundada pelo campeão da Fórmula E Lucas di Grassi. Sua concepção, design e fabricação foi integralmente feita no Brasil. Os valores de venda e aluguel ainda não foram divulgados, mas a Niobium e-Bike promete um custo mais baixo do que o do transporte público.

A experiência de Di Grassi com equipamentos eletrônicos vem tanto da sua vida automobilística, em que compete numa categoria de carros elétricos, quanto da sua participação como CEO em outra empresa, a Roborace, que promove competições de veículos autônomos.

Sua parceria com engenheiros aeroespaciais e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração resultou na Niobium: como o nome já denuncia, o quadro da bike possui o minério nióbio em sua composição, um material amplamente utilizado na indústria tecnológica. Segundo os fabricantes, o impacto desse elemento vai desde a durabilidade até a autonomia do produto.

 

Leia mais

Trecho da ciclovia do Rio Pinheiros é liberado após quatro anos

Multas para ciclistas e pedestres são regulamentadas

Bicicleta elétrica: dicas básicas antes da compra

 

A bateria é a peça central para garantir a maior autonomia do mercado brasileiro: essa é a única bike elétrica do país que roda 100 quilômetros sem precisar de recarga. A tecnologia de íons de lítio é a mesma usada na Fórmula E, e um sistema de recuperação de energia ainda transforma o calor dos freios em eletricidade, aumentando mais sua capacidade. 

Em países onde as e-bikes são difundidas, existem legislações específicas para o veículo, principalmente pela sua capacidade acima das bicicletas regulares. Nos Estados Unidos, por exemplo, os motores não podem produzir uma potência acima de 750W nem ultrapassar os 20km/h.

Confira as especificações da Niobium e-Bike:

Peso: 15 kg

Potência do Motor: 700 W

Torque Máximo: 47 N.m

Velocidade Máxima: 50 km/h (limitada em vias públicas a 25km/h)

Autonomia: 100 Km

Bateria: Em íons de lítio com células 21700 de tecnologia automotiva e carregamento por USB-C

Quadro: Feito em liga de aço-nióbio com desenho estrutura de suspensão feito por computador

Conectividade: smartphone via Bluetooth para iOS e Android

Software e controles: Sistemas KERS e ABS de freio traseiro, três modos de controle de assistência elétrica, GPS integrado, Rede Mesh de dados do usuário, computador de bordo interno

Comprimento: 1,78m

Largura: 0,62m

Altura: 0,97m

Distância entre Eixos: 1,07m

 

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

Compartilhe por email!