Após um ano e meio, oBike desativa bikes compartilhadas em Cingapura

Atualizado em 25 de junho de 2018
Mais em Notícias

A oBike, empresa de compartilhamento de bicicletas fundada em dezembro de 2016 em Cingapura, anunciou o encerramento imediato de todas as suas atividades no país. Especializada em compartilhamento de bicicletas dockless (sem estação de estacionamento), a oBike já havia encerrado suas atividades na Austrália poucas semanas antes.

A empresa declarou que decidiu interromper as atividades em Cingapura devido a novas leis, que tornaram obrigatório o licenciamento das empresas de bike share, e também limitaram o tamanho das frotas. “A empresa decidiu encerrar sua atividades em Cingapura devido às previstas dificuldades em operar nos novos termos“, de acordo com um pronunciamento do órgão de transporte terrestre de Cingapura.

Na Austrália, as razões foram parecidas, desde que a cidade de Melbourne decidiu multar as empresas por poluírem as ruas com bikes abandonadas, e aconselhar seus cidadãos a não usá-las. O sistema de bikes sem estacionamento recebeu críticas na Austrália por causar bagunça nas vias públicas. Em um incidente famoso, 40 bicicletas foram tiradas do fundo do rio Yarra, em Melbourne.

Reembolso e reclamações

Os usuários da oBike em ambos os países estão pedindo reembolsos de seus depósitos e usando as mídias sociais para reclamar da omissão da oBike na questão. Ainda não está claro o que o anúncio significa para as operações globais da oBike ou para as milhares de bicicletas que a empresa possui pelo mundo, espalhadas pela Ásia e pela Europa.

Na Austrália, a oBike era uma das maiores empresas de bike share em atividade, com 1.250 bicicletas rodando em Melbourne e 1.000 em Sydney.