Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Como fazer o ajuste da caixa de direção

A caixa de direção é a peça à qual é conectado o avanço (ou mesa) do guidão, sendo responsável por fixá-lo ao garfo (ou suspensão) da bicicleta. Por conta do desgaste natural em razão do tempo de uso ou mesmo em decorrência de alguma queda, ela pode vir a apresentar alguma folga ou desalinhamento em relação à roda dianteira, tornando necessário seu ajuste. Também é importante verificar se ela não está apertada demais, dificultando o manuseio do guidão. Confira abaixo o passo a passo de como fazer o ajuste da caixa de direção.

 

 

Passo 1

Para identificar se há folga na caixa de direção, segure a bicicleta pelos manetes, pressionando os freios, e movimente-a para a frente e para trás. Caso sinta algum jogo no guidão, é sinal de que há folga.

 

 

 

 

 

Passo 2

Para verificar se a caixa de direção está alinhada, olhe por cima do guidão da bicicleta e observe se o avanço está na mesma linha da roda dianteira.

 

 

 

 

Passo 3

Para saber se a caixa de direção está apertada demais, segure o avanço do guidão e gire-o de um lado para o outro. Se tiver que fazer muita força para isso, é necessário soltar um pouco.

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 4

Para regular a caixa de direção, utilize a chave específica (que pode ser uma Alen ou Torx) para aliviar a pressão dos parafusos laterais do avanço. Não os solte totalmente, apenas gire a chave cerca de meia-volta tanto para o parafuso de cima quanto para o de baixo. Caso não tenha um torquímetro, que indica o torque (aperto) necessário para o parafuso, calcule a volta dada com a chave para aliviar a pressão. Ao apertar novamente os parafusos, deve ser utilizada a mesma volta mais 1/4 de uma completa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 5

Caso a caixa de direção esteja com folga, utilize a chave específica para apertar o parafuso do cap (tampa que segura o avanço no garfo) até eliminar essa folga. Se a caixa de direção estiver muito apertada, solte um pouco o parafuso do cap, tomando cuidado para não deixá-la com folga.

 

 

 Passo 6

Para alinhar a caixa de direção, desaperte os parafusos laterias do avanço do guidão. Depois, fique de frente para a bicicleta e segure a roda dianteira com as pernas. Em seguida, alinhe o avanço com a roda dianteira, olhando por cima do guidão.

 

 

Passo 7

Uma vez alinhada a caixa de direção, aperte os parafusos do avanço do guidão. Caso não tenha um torquímetro, lembre- se do tamanho da volta feita com a chave para aliviar a pressão dos parafusos e use o mesmo torque mais 1/4 de uma volta completa para apertá-los.

 

 

Por Johnny Lin

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

Compartilhe por email!
[i]
[i]