Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Saiba como trocar o cassete da bike

Aliado à corrente e à pedivela, o cassete é um componente fundamental para o bom funcionamento do sistema de transmissão de marchas de uma bike. Ele é formado por um conjunto que pode variar entre 8 e 11 pinhões (pequenas coroas dentadas) de tamanhos diferentes, fixado à roda traseira, por onde passa a corrente. Saber como trocar o cassete da bike não é apenas útil para quem deseja trocá-lo por um novo com uma configuração de dentes diferente, mas principalmente para poder fazer nele uma boa limpeza de vez em quando — ou depois de pegar chuva e lama — e assim evitar que a sujeira acumulada interfira na precisão da troca de marchas ou mesmo contribua para aumentar o desgaste dos dentes e da corrente. Para efetuar sua troca ou remoção, é necessário ter uma chave específica para sacar o cassete, além de uma chave de corrente para evitar que o cassete gire enquanto você tenta desrosqueá-lo. Caso ainda não tenha e pretenda comprar uma chave para sacar o cassete, verifique antes se ela é compatível com sua bike, pois há diferentes tipos, ainda que as estrias sejam muito parecidas. Confira a seguir o passo a passo de como trocar o cassete da bike.

 

PASSO 1

Antes de qualquer coisa, deixe a corrente na coroa e no pinhão menores para facilitar a remoção da roda. Depois abra o freio traseiro, solte a blocagem com a mão e retire a roda do quadro.

 

PASSO 2

Utilize a chave de corrente para manter o cassete fixo e não deixá-lo girar na hora de desrosquear. Em seguida, encaixe a chave específica para sacar o cassete. Caso seja um modelo sem o braço, utilize uma chave ajustável ou uma chave de catraca para girá-la no sentido anti-horário, segurando o cassete na mesma posição com a chave de corrente.

 

 

PASSO 3

Com a trava solta, retire o cassete. Se o objetivo for limpá-lo, utilize para isso um desengraxante de boa qualidade. Se for a troca, pegue o novo cassete a ser instalado.

 

 

PASSO 4

Encaixe os módulos do cassete de volta na roda traseira começando pelos pinhões maiores e seguindo para os menores, sem esquecer de colocar adequadamente os espaçadores entre eles quando necessário. Colocados os módulos, encaixe e aperte bem a trava do cassete, pois é uma peça que exige um grande torque, normalmente acima de 40 Nm.

 

PASSO 5

Para recolocar a roda na bike, instale a blocagem e posicione a corrente no pinhão menor; empurre a haste do câmbio para baixo, a fim de facilitar o encaixe. Certifique-se de que a roda foi colocada corretamente, verificando o encaixe no eixo. Depois é só apertar a blocagem e fechar o freio traseiro.

 

 

Por Johnny Lin

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

Compartilhe por email!
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]