Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Sono de qualidade: um grande aliado do pedal eficiente

Todo mundo sabe que dormir bem (e bastante!) é fundamental e imprescindível para manter a saúde em dia. Para atletas, tão importante quanto o treino é a recuperação do corpo, e o sono de qualidade tem papel fundamental nesta etapa. 
O grande desafio é, durante nossa rotina corrida, conseguir dedicar tempo ao sono, e encarar as horas deitadas como prioridade. Então prepare seu travesseiro, e use nossas dicas para saber como dormir melhor. Seu corpo – e seu pedal – agradecem: 

 

  • Mude sua perspectiva. tente encarar o sono como um luxo, e não algo que você “tem” que fazer.
  • Encaixe o sono na agenda. dormir é um compromisso tão importante quanto qualquer outro (ou até mais!). planeje seu tempo e não desmarque seu compromisso com os lençóis.
  •  Chega de tela. Tente desligar todas as telas (celular, TV, computador ou tablet) pelo menos 90 minutos antes de deitar-se. Ocupe o tempo antes de dormir lendo, conversando com sua família ou se dedicando a outras atividades tranquilas.
  • Cuidado com a cafeína. Não precisa deixar de tomar café, mas dê tempo para o seu corpo eliminar os resíduos antes de dormir. Se possível, tome a última xícara por volta das duas da tarde.
  • Garanta a temperatura ideal. pode ser que você prefira o calor, mas se puder, mantenha seu quarto por volta dos 20°C.
  • Determine seus horários. Sua meta é ir para a cama poucas horas após ficar escuro. Na maioria dos casos (e épocas do ano), isso significa entre 21h e 23h.
  • Luz solar é tudo de bom. Acorde e vá para o sol. Para ajudar seu corpo a se adequar à rotina do sono, tente se expôr ao sol assim que acordar. Isso estimula o nível de cortisol no seu corpo e ajuda a despertar seu sistema.
  • Lugar de trabalho é fora do quarto. O ambiente de dormir deve ser um espaço reservado e agradável. Combine consigo mesmo (e com seu parceiro) de não trabalhar no quarto. Se possível, não mantenha computadores nem televisões no cômodo.
  • Sexo ajuda. Além de prazeroso, manter uma vida sexual ativa também te ajuda a relaxar e dormir melhor.
  • Atenção à luz do alarme. dormir no escuro é fundamental para garantir a qualidade do sono. pode não parecer, mas a luz do seu despertador é um agravante nesse cenário. opte por um com luzes baixas ou cubra o relógio com um tecido para bloquear a radiação – de preferência, NÃO use seu celular como despertador.
  • As lâmpadas também contam. Na hora de preparar o quarto para dormir, é importante ver quais lâmpadas estão sendo usadas. Luzes mais fracas ou em tons coloridos podem ser mais agradáveis.
  • Black-out nem sempre é solução. se você sofre com luzes artificiais muito fortes vindo do exterior do seu quarto, cortinas black-out (que bloqueiam toda passagem de luz) podem ser uma boa opção. Porém nem sempre são necessárias – a entrada de luz natural é bem-vinda e um sinal de que a hora de acordar se aproxima.
  • Exercício te ajuda a dormir. mantenha uma rotina sólida de exercícios físicos, praticados até duas horas antes da hora de dormir.
  • Cuidado com a larica. Se bater fome logo antes de dormir, coma com atenção. prefira algo com bastante gordura e poucos carboidratos – um lanche com alto índice de carboidratos faz seu índice glicêmico saltar, e sua queda pode ser estímulo suficiente para te despertar do querido sono.

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

Compartilhe por email!