Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Tiramos suas dúvidas sobre o consumo de água durante o pedal

Diversos fatores são fundamentais para que os exercícios físicos sejam feitos em alta performance e de forma segura por um atleta. Sem dúvida, o consumo de água é um deles. Para os ciclistas, ele é essencial para manter a temperatura corporal estável e fazer com que o corpo não desidrate durante a prova.

Apesar de todos saberem que o consumo de água é importante, algumas dúvidas sempre são recorrentes entres os atletas. Para compreender ainda mais sobre o papel da água no ciclismo, conversamos com Ronaldo Martinelli, treinador da assessoria 5 Ways, que explicou cada detalhe sobre esse tema.

Principais dúvidas entre os ciclistas

> Qual a quantidade de água necessária para um treino ou pedal? De quanto em quanto tempo ela deve ser ingerida?

“A quantidade de água consumida por cada ciclista depende muito do grau de sudorese de cada um”, alerta Ronaldo. Sudorese é a transpiração que um atleta tem durante o exercício físico. Segundo o treinador, o ideal é hidratar sempre que possível, porque a perda líquida sempre será maior dentro de uma prova, comparado ao que será ingerido.

É possível realizar exames, como por exemplo o teste ergoespirométrico ou teste cardiopulmonar, para detectar a perda de água por hora“, recomenda Ronaldo. “Dessa forma temos uma noção bem próxima de quanto perdemos e de quanto precisamos repor”, conclui.

 

> O excesso de água pode fazer mal?

Exagerar no consumo de água também traz alguns riscos. A necessidade e a forma de hidratação são muitos particulares a cada indivíduo, ou seja, a quantidade que funciona para você pode ser nociva a outra pessoa, e vice-versa.

“O excesso de ingestão de água causa um transtorno metabólico chamado hiponatremia“, alerta o treinador.

Consumo de água durante o treino (Foto: Shutterstock)

A hiponatremia é causada por um desequilíbrio no organismo e uma concentração baixa de sódio no sangue. Os principais sintomas são náuseas e dor de cabeça. “É claro que estamos falando em proporções muito exageradas, mas é preciso ter atenção para que não aconteça esse erro”, explica Ronaldo.

 

> Tomar água quente pode ser prejudicial para o corpo?

É comum, em provas quentes e longas, que a água esquente. “O ciclista deve ir preparado para que isso não aconteça, porque ninguém gosta de se hidratar com água quente, não é mesmo?”, questiona Ronaldo. Mas caso isso aconteça, essa água não será prejudicial para o atleta.

“O único risco envolvido quando a água esquenta é o ciclista perder o paladar e não querer mais se hidratar durante a prova”, avisa o treinador. A não hidratação pode ser determinante para o aumento da frequência cardíaca, o aparecimento de câimbras e a fadiga do corpo.

Dicas de como turbinar o consumo de água

Misturar a água com outros ingredientes, como carboidratos e sais minerais, é uma prática recomendada por nutricionistas e bastante usada por atletas. “Na verdade é um erro consumir apenas água em treinos ou provas mais longos“, alerta Fernanda Palmas, nutricionista no consultório PHI Performance Humana Integrada.A capacidade de hidratação é otimizada quando a água é misturada com outros nutrientes“, explica.

 

>>> Opções para ciclistas

> Água + maltodextrina + suco de uva/suco de maçã ou mel/melado de cana + cápsula de sal

> Água + versões em pó do Gu Drink Mix, Gu Roctane,  Glicodry ou Accelerade

> Água + pastilhas como GuBrew ou Num  – consumir junto com gel de carboidrato ou bananinha

 

>>> Atenção:“Para os suplementos industrializados, é importante observar a presença de aditivos químicos (usados para melhorar cor e sabor), que podem ser prejudiciais à saúde”, avisa Fernanda.

 

Leia mais

Quais as principais recomendações para um ciclista vegano?

Pedalar na terceira idade é possível e faz bem!

Além do esporte, ciclofaixas impulsionam o turismo em São Paulo

 

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!