Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Como ganhar mais aerodinâmica na bike

Foto: Orbea

Você até pode investir alguns milhares de reais em equipamentos com boa aerodinâmica ou ainda naquela superbike. Mas de nada adianta esse investimento se não prestar atenção em alguns detalhes de sua posição em cima da bicicleta. Uma postura errada não só não lhe proporcionará a aerodinâmica almejada como também pode fazer com que você acabe perdendo velocidade e desperdiçando energia no pedal. Por isso, conversamos com Kim Cordeiro, treinador de ciclismo da assessoria esportiva BK Sports (SP), que deu algumas para que você ganhe mais aerodinâmica na bike.

Cuidado com o joelhos

O ciclista representa cerca de 80% da área frontal de resistência da bike em relação ao ar. Por isso, quanto menor essa área, mais aerodinâmico e eficiente ele será. Com base nisso, um dos maiores erros, e também um dos mais comuns, é pedalar com os joelhos muito afastados, pois essa posição aumenta a área de resistência, prejudicando a aerodinâmica na bike. Esse problema geralmente é associado a um selim baixo demais, o que pode ser resolvido fazendo um bom bike fit.

 

Leia mais

Qual o melhor custo-benefício para tornar a bike mais veloz?

Posição na bike: centímetros que fazem diferença nos km

Sente dor nas costas ao pedalar?

 

Acerte a altura do guidão

Outro detalhe que pode contribuir para aumentar o arrasto da bike durante o pedal é a altura do guidão. Quando ele está muito alto, faz com que o ciclista fique mais ereto, e consequentemente ofereça maior resistência ao vento. Por outro lado, se o guidão estiver muito baixo, dificilmente o ciclista conseguirá manter-se na posição por muito tempo em razão do desconforto, o que fará com que ele se levante vez ou outra, perdendo aerodinâmica e velocidade. Também nesse caso o bike fit é a melhor solução para o problema.

Livre-se do efeito paraquedas

Esse é outro erro comum, apesar de ser fácil de resolver. Não é à toa que ciclistas utilizam roupas que ficam justas no corpo para pedalar. Elas são mais indicadas pois contribuem para reduzir o arrasto aerodinâmico. No entanto, não é difícil ver atletas com uma boa postura sobre a bike, mas com um casaco corta-vento sacudindo como se fosse um paraquedas. Lembre-se de que tudo que aumenta a área frontal aumenta o arrasto, inclusive roupas soltas que balançam com o vento. Com a tecnologia atual, há muita opções de tecidos que tornam as roupas confortáveis e bem ventiladas, mesmo estando coladas ao corpo.

 Por Lygia Haydée

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!