Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Mancha de graxa: saiba como lidar com este problema

Talvez você já tenha reparado que muitos mecânicos costumam usar roupas escuras, e a principal razão pra isso tem nome: graxa. Se você pedala com frequência, provavelmente já teve a coroa da bike “carimbada” na panturrilha, ou peças de roupa prejudicas por manchas pretas – todas vítimas da graxa.

Como é quase impossível escapar da fúria e onipresença do lubrificante preto, reunimos algumas dicas para você lidar com isso. 

Como limpar manchas de graxa

>>> A primeira dica é agir rápido e não deixar para depois. Quanto antes você lidar com a mancha, mais fácil será de removê-la da sua roupa. Depois de seca, a mancha fica quase impossível de ser removida.

>>> Comece removendo o excesso de graxa com um papel toalha, mas sem esfregar, para não aumentar a área da mancha. Se tiver à mão, ponha um pouco de amido de milho em cima da mancha para absorver a gordura. Depois sacuda a roupa para remover o amido e limpe com detergente. Em seguida, lave normalmente.  

>>> Dica de expert: a mecânica Talita Noguchi, do bar e bicicletaria Las Magrelas, em São Paulo, recomenda outra técnica: assim que sujar, limpe a mancha com uma mistura de bicarbonato e água quente. Depois, ponha a peça para lavar normalmente. “Mas eu evito usar roupas claras, pois é inevitável que aconteça, e às vezes a mancha não sai, mesmo”. 

>>> Para tirar a graxa da própria bicicleta, há produtos específicos no mercado, como este e este, que podem te auxiliar na remoção de manchas. Mas se você não tem um deles disponível, é melhor tentar primeiro enfrentar o problema com um desengordurante comum – muito mais rápido do que uma ida até uma loja. 

 

Leia mais

Com verba de R$ 154, casal quer chegar até o Alasca pedalando

Cinco razões para dar uma chance às bicicletas elétricas

13 castanhas e sementes ideais para os treinos

 

>>> Lembre-se de sempre consultar a etiqueta da roupa. Verifique se há instruções como se o item pode ser lavado em máquina ou somente deve ser lavado a seco.

>>> Teste qualquer técnica ou produto em uma área pequena primeiro, para garantir que a o método empregado não danificará o material. 

>>> Evitar ainda é o melhor remédio: separe um avental ou uma camiseta velha especialmente para ser usada na hora de mexer na sua bici. Assim, a graxa tem menos chance de entrar em contato com a sua roupa normal (ou pior, com o seu kit de ciclismo caríssimo). Outra dica é usar luvas de látex ou borracha nos dias em que você for fazer manutenção pesada, para poupar suas mãos de uma camada grossa de sujeira, que exigirá uma limpeza mais agressiva.

>>> Para lavar mãos sujas de graxa, suas melhores apostas são o detergente comum de pia e o sabão em pó.

 

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!