Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

O que checar na mountain bike antes de encarar uma trilha

Foto: Cyclova XC

Não é apenas o ciclista que deve estar preparado para encarar condições extremas durante o pedal. Nas trilhas, seja em provas ou treinos, a bike é tão exigida quanto seu piloto. Por isso é muito importante atentar para os cuidados com sua manutenção. Uma revisão periódica e um check up antes do pedal são essenciais para garantir a segurança do ciclista e evitar que a bike não o deixe na mão por conta de algum problema mecânico. Para não ter problemas, confira as dicas da mountain biker Mariana Carcute, um dos principais nomes do País na elite feminina do Cross Country e da Maratona, e saiba o que checar na mountain bike antes de encarar as trilhas.

Calibragem dos pneus

Nem sempre o pneu mais cheio fará com que a bike ande mais. O excesso de ar pode tornar a pilotagem desconfortável e mais perigosa em curvas e descidas, favorecendo acidentes. Procure calibrar os pneus de acordo com o seu peso e o tipo de terreno que irá enfrentar.

Lubrificação da corrente

Utilize somente óleos indicados para esse fim, que se encontram à venda em lojas especializadas. Passe um pano seco na corrente e depois algumas gotinhas de óleo, isso diminuirá aquele barulho indesejado e tornará a troca de marchas mais rápida. Atenção: não é indicado o uso de óleo de cozinha para esse fim, pois ele causa o acúmulo de sujeira e prejudica o funcionamento da relação.

 

Leia mais

Qual o melhor tipo de pneu para MTB?

Qual a melhor relação de marchas para MTB?

Como dar um trato na bike depois da lama

 

Regulagem dos freios

Os freios também precisam estar sempre bem regulados, tanto os v-brakes como os hidráulicos. Antes de sair, é aconselhável levantar a bicicleta e girar a roda apertando os manetes para fazer o teste, além de verificar o gasto das pastilhas. O freio hidráulico, após algum tempo parado, pode apresentar baixa no nível do óleo, o que diminui o poder de frenagem. Nesse caso, o indicado é procurar um profissional especializado para resolver o problema.

Revisão geral

Para manter sua bicicleta em ordem, além de fazer a manutenção rotineira, é aconselhável levá-la à oficina para uma revisão periódica. Com isso, as chances de você sofrer um acidente ou ficar na mão por conta de um problema técnico na bike, serão bem menores.

Por Viviane Favery

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!