Surpresas na etapa brasileira do Mundial de DH

Atualizado em 21 de setembro de 2018
Mais em Bike

POR CHRISTIAN BAINES

Markolf Berchtold, atual campeão brasileiro, havia apontado quatro nomes para vencer a etapa que aconteceu neste fim de semana, em Camboriú (SC). Nenhum deles, porém, ganhou. A grande performance da Copa do Mundo de DH foi do finlandês Matti Lehikoinen, que fez a descida em 2min19s31 e superou os favoritos Greg Minnar, Steve Peat, Fabien Mariel e Samuel Hill. Lehikoinen teve sua primeira vitória em etapa de Mundial em sua carreira.

O vencedor da etapa de Camboriú do ano passado, o sul-africano Greg Minnaar, ficou apenas com a 27ª colocação. Seu desempenho foi prejudicado por uma queda e um pneu furado na última descida.

O atual líder do ranking da UCI, o britânico Steve Peat, ficou na segunda colocação a apenas 19 centésimos do vencedor. Mesmo não vencendo, ampliou a vantagem sobre Greg Minnaar, o segundo no ranking.

Segundo colocado na etapa brasileira do ano passado, o brasileiro Markolf terminou o percurso em 2min22s27 e ficou em sexto lugar. Foi um desempenho muito bom, considerando que está voltando de uma fratura no dedo da mão. “Estou muito contente. Não foi uma descida espetacular, cometi um pequeno erro na primeira ponte, o que me fez perder uns segundos. Mas foi um resultado muito bom”, diz Markolf.

Também houve surpresa entre as mulheres. A britânica Rachel Atherton superou sua conterrânea Tracy Moseley e a francesa Sabrina Jonnier – a primeira e a segunda do ranking da UCI, respectivamente.

Atherton venceu com 2min38s25, uma vantagem de 72 centésimos sobre a segunda colocada, Sabrina Jonnier. Tracy Moseley foi a terceira, com 2min40s87.

Four-Cross têm campeões mundiais definidos

As surpresas não se repetiram na categoria 4X. Os favoritos Michael Prokop e Jill Kintner dominaram a prova e já são campeões antecipados do Mundial. O tcheco Prokop venceu sua quarta etapa, das cinco disputadas até o momento, e sagrou-se campeão de 4X da Copa do Mundo sem precisar disputar a próxima etapa, que acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro em Schladming, Áustria.

A norte-americana Kintner venceu as baterias com leve folga e também já é campeã mundial.