Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Vitória de brasileiro no Tour de France completa 26 anos

O dia 14 de julho é de comemoração para os franceses pela Queda da Bastilha, símbolo máximo da Revolução Francesa. Mas o Brasil também tem motivos para comemorar a data. Foi neste dia que Mauro Ribeiro se tornou o primeiro atleta brasileiro a vencer uma etapa do Tour de France, competição mais importante do ciclismo mundial. Ele foi o primeiro atleta a cruzar a linha de chegada do nono estágio da edição de 1991 do evento.

No pelotão estavam alguns dos atletas mais célebres da história, como Miguel Indurain, Pedro Delgado, Laurent Fignon, Laurent Jalabert, Greg LeMond e Claudio Chiappucci. Era uma etapa plana, que sucedia a disputa do contrarrelógio individual, vencido no dia anterior por Indurain – que ainda lutava pela camisa amarela, naquele momento em posse de LeMond. Assim, já era esperado que a decisão da etapa se daria no sprint final. O que não se previa, contudo, era uma vitória de um ciclista brasileiro.

Veja a vitória de Mauro Ribeiro no Tour de France de 1991

O paranaense Mauro Ribeiro corria pela equipe francesa R.M.O. Faltando 40km para o fim da etapa de 168km entre Alençon e Rennes, , ele se meteu em uma fuga com outros 15 ciclistas e seguiu no grupo escapado até Rennes. Nesse grupo estava ninguém menos que Jalabert, disparado o favorito para vencer aquela etapa. Mas no sprint final, no entanto, o brasileiro surpreendeu e atacou faltando 800m para a meta. O francês tentou contra-atacar, mas era tarde demais para tirar a vitória de Mauro Ribeiro.

 

Leia mais

Francês vence etapa do Tour no dia da Queda da Bastilha

Fabio Aru toma camisa amarela de Froome

Kittel vence de novo em outra etapa do Tour marcada por acidentes

 

Pelo aniversário da Queda da Bastilha, os anfitriões esperavam comemorar a vitória de um compatriota. Mas nem por isso deixaram de fazer festa. Afinal, também era a vitória de uma equipe francesa, e o fato de ser a primeira conquista de um brasileiro no Tour contagiou a todos. Mauro foi parabenizado pessoalmente por alguns campeões como LeMond e Fignon, e seu feito foi noticiado e exaltado por toda a imprensa francesa na época – até mais do que na mídia brasileira.

Ainda naquela edição, ele viria a conquistar a terceira colocação na 15ª etapa, terminando o Tour de France em 47º na classificação geral dentre 158 ciclistas concluintes. Além de se tornar o único brasileiro a vencer uma etapa da Grande Volta francesa, ainda foi o primeiro a conseguir concluí-la. Seu resultado na classificação geral também permanece como o melhor já obtido por um brasileiro na prova.

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

Compartilhe por email!