Cavendish quebra clavícula e está fora do Tour de France após acidente

Atualizado em 05 de julho de 2017
Mais em Tour de France

O britânico Mark Cavendish está fora do Tour de France. Exames apontaram uma fratura na clavícula direita do atleta, que caiu no sprint final da quarta etapa do evento após ser tocado por Peter Sagan. A organização do evento considerou que o eslovaco, bicampeão mundial de estrada, derrubou o rival propositalmente com seu cotovelo e o excluiu da competição.

A lesão, apesar de não necessitar de cirurgia, tira Cavendish desta edição do Tour. O britânico, campeão por pontos da prova em 2011, ainda teria 17 etapas da prova para disputar na França. Na saída do hospital, o atleta lamentou a fratura: “Pode ter também relação com uma lesão antiga no ombro. Não sou doutor, mas não estou otimista”, disse. A presença de Cavendish no resto da temporada não é certa.

A decisão de excluir Peter Sagan do restante do Tour desagradou muitos fãs da prova. Alguns alegam que foi Cavendish quem fez o primeiro contato com o rival, empurrando o com sua cabeça e o eslovaco teria apenas reagido na briga por espaço nos metros finais de prova.  A própria organização da prova demorou a tomar sua decisão final.

Primeiro, Sagan foi punido com o acréscimo de 30s a seu tempo total da quarta etapa. Como foi o segundo a cruzar a linha de chegada, perdendo por poucos metros o sprint, ele cairia para 115ª colocação do dia, ao fim do pelotão. Duas horas depois do fim da prova, no entanto, os diretores do Tour resolveram excluir o bicampeão mundial alegando que foi ele quem causou o acidente.