Com ataque nas montanhas, Soler vence

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Daniel Balsa

O colombiano Mauricio Soler (Barloworld) venceu a nona etapa do Tour de France 2007, disputada nesta terça-feira, entre Val d'Isère e Briançon, com 159 km. Ele cruzou a linha de chegada após 4h14min24s, com 38s de vantagem para o espanhol Alejandro Valverde (Caisse d’Epargne) e o australiano Cadel Evans (Predictor).

A vitória de Soler foi definida durante a última meta de montanha, quando ele partiu para o ataque e se juntou ao pelotão formado pelos espanhóis Mikel Astarloza (Euskaltel) e José Ivan Gutierrez (Caisse d’Epargne) e a dupla da Discovery, formada pelo russo Vladimir Gusev e o ucraniano Yaroslav Popovych.

Assim que se juntou ao grupo, Soler esperou um instante para atacar. Popovych chegou a acompanhar a fuga do colombiano, logo que a mesma aconteceu, mas não suportou o ritmo por muito tempo. Após o ucraniano ficar para trás, o ciclista da Barloworld foi soberano até o final da prova.

Com a quarta colocação hoje, o espanhol Alberto Contador (Discovery) assumiu a camisa branca – de melhor ciclista até 25 anos. A segunda colocação está com o próprio Soler. Ambos foram beneficiados pelo fato do alemão Linus Gerdemann (T-Mobile), dono da honraria até então, não ter conseguido acompanhar o mesmo ritmo do pelotão.

O dinamarquês Michael Rasmussen (Rabobank) segue com na liderança da prova, seguido, agora, por Valverde. Ele também se mantém à frente na disputa pela camisa branca com bolinhas vermelhas.

Murilo Fischer

Único brasileiro na disputa, Murilo Fischer (Liquigas) completou a etapa de hoje na 131ª colocação, 28min51s atrás do vencedor. Com o resultado, ele é o 115º na classificação geral, com 1h21min39s de desvantagem para Rasmussen. Entretanto, ele é o 11º na disputa pela camisa verde – que indica o melhor sprinters.

A etapa de amanhã, entre Tallard e Marsella (229km), também não é favorável ao brasileiro, já que terá algumas montanhas. O pelotão deverá terminar fragmentado, pois é uma prova propícia aos ataques.

Na luta

Até o início do Tour de France, o cazaque Alexandre Vinokourov (Astana) era tido como favorito pelos especialistas e também por apostadores pelo mundo. Entretanto, uma queda na semana passada mudou seu destino na prova. Vino, que pedala com diversos curativos pelo corpo, sofreu para terminar a etapa de hoje na 20ª colocação, a 3min24s de Soler.

Na classificação geral, o ciclista está na 21ª posição, com 8min05s de atraso para Rasmussen.

Abandonos

O australiano Robbie McEwen (Predictor), vencedor da primeira etapa do Tour 2007, e o italiano Danilo Napolitano (Lampre) não largaram hoje. Ambos não completaram a prova de domingo no tempo limite.

Classificação da 9ª etapa – Val d'Isère – Briançon, com 159 km:

1- Mauricio Soler (COL/Barloworld) 4h14min24s
2- Alejandro Valverde (ESP/Caisse d'Epargne), a 38s
3- Cadel Evans (AUS/Predictor), m.t.
4- Alberto Contador (ESP/Discovery), a 40s
5- Iban Mayo (ESP/Saunier Duval), a 42s
6- Michael Rasmussen (DIN/Rabobank), m.t.
7- Levi Leipheimer (EUA/Discovery), m.t.
8- Kim Kirchen (LUX/T-Mobile), a 46s
9- Andreas Klöden (ALE/Astana), m.t.
10- Carlos Sastre (ESP/CSC), m.t.
131- Murilo Fischer (BRA/Liquigas), a 28min51s

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após 9 etapas:

1- Michael Rasmussen (DEN/Rabobank) 43h52min48s
2- Alejandro Valverde (ESP/Caisse d'Epargne), a 2min35s
3- Iban Mayo (ESP/Saunier Duval), a 2min39s
4- Cadel Evans (AUS/Predictor), a 2min41s
5- Alberto Contador (ESP/Discovery Channel), a 3min18s
6- Christophe Moreau (FRA/Ag2r), a 3min18s
7- Carlos Sastre (ESP/CSC), a 3min39s
8- Andreas Klöden (ALE/Astana), a 3min50s
9- Levi Leipheimer (EUA/Discovery), a 3min53s
10- Kim Kirchen (LUX/T-Mobile), a 5min06s
115- Murilo Fischer (BRA/Liquigas), a 1h21min39s