Froome controla ataques rivais e fica perto do tetra no Tour de France

Atualizado em 20 de julho de 2017
Mais em Tour de France

O britânico Chris Froome deu um importante passo para conquistar seu quarto título da Volta da França. O atleta do Team Sky conseguiu controlar os ataques de Romain Bardet e Rigoberto Uran na 18ª de 21 etapas e praticamente sustentou sua vantagem na ponta do evento, nesta quinta-feira.

A etapa do dia, com 179,5km de montanhas entre Briançon e Izoard, foi vencida pelo ciclista local Warren Barguil, com o tempo de 4h40min33s. O colombiano Darwin Atapuma foi o segundo, com Bardet em terceiro e Froome em quarto – todos eles cruzaram a linha de chegada 20s depois do líder. Uran foi o quinto, ainda 2s atrás dos rivais no topo do Col d’Izoard.

Bardet chegou a tentar escapar da marcação de Froome nos quilômetros finais, mas o britânico mostrou por que é tricampeão do maior evento de ciclismo do mundo e não permitiu ao rival escapar.

 

 

“Dei tudo o que tinha. Achei que fosse sufocar na linha de chegada. Conhecia bem a subida e sabia que doeria. O ideal seria  ficar atrás de Warren. Arrisquei tudo e não tenho nada do que me arrepender. Agora temos o contrarrelógio, mas o Tour já é um sucesso para nós”, disse o francês.

A três dias do fim do Tour de France, Froome sustenta uma vantagem de 23s sobre Bardet. Apesar de eles terem terminado juntos a disputa de quinta-feira, o frânces ganhou 4s de bônus na classificação geral por ter subido ao pódio. Atrás deles e ainda sonhando com a camisa amarela aparece Rigoberto Uran, com 29s de desvantagem para o britânico.

A 19ª etapa da Volta da França será realizada nesta sexta-feira, com 222,5km entre Embrun e Salon-de-Provence. Como é um estágio plano, há relativamente pouco espaço para surpresas, especialmente pelo bom trabalho que o Team Sky tem feito para proteger Froome durante todo o Tour.

A última chance de Bardet e Uran tomarem a camisa amarela do britânico é no sábado, no contrarrelógio de 22,5km em Marselha. O 21º e último dia do Tour geralmente não tem disputa de posições entre os ciclistas e serve como celebração dos times depois de três semanas exaustivas de competição.

Classificação da 18ª etapa do Tour de France:
1. Warren Barguil (FRA/Sunweb)- 4h40min33s
2. Darwin Atapuma (COL/UAE) – 4h40min53s
3. Romain Bardet (FRA/AG2R) – 4h40min53s
4. Chris Froome (GBR/Sky) – 4h40min53s
5. Rigoberto Uran (COL/Cannondale) – 4h40min55s

Classificação geral do Tour de France:
1. Chris Froome (GBR/Sky) – 78h08min19s
2. Romain Bardet (FRA/AG2R) – 78h08min48s
3. Rigoberto Uran (COL/Cannondale) – 78h08min42s
4. Mikel Landa (ESP/Sky) – 78h09min55s
5. Fabio Aru (ITA/Astana) – 78h10min14s