Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

O que significam as jerseys coloridas do Tour de France?

Foto: Shutterstock

A 105ª edição do Tour de France, a maior prova ciclística do mundo, começa no próximo sábado (07) em Noirmoutier-en-L’Île. Repleta de história, desafios tradicionais e heróis, a competição é tida como o terceiro maior evento esportivo do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo, e atrai atenção de bilhões de espectadores todos os anos.

Para entender a competição, é preciso conhecer alguns aspectos sobre a prova. Um dos mais importantes é o significado das cobiçadas jerseys coloridas, ofertadas aos líderes de diferentes competições ao final de cada etapa da prova. Na etapa seguinte, o vencedor de cada jersey tem a honra de correr vestindo a blusa-troféu. Veja:

 

O que significam as camisas coloridas do Tour de France:

 

Jersey amarela 

A mais famosa e mais cobiçada jersey do ciclismo mundial indica o líder da classificação geral do Tour por tempo. Ao final de cada etapa, é entregue ao ciclista mais rápido da competição até o momento, somando os tempos desde o primeiro dia (não necessariamente ao vencedor da etapa). 

 

 

Jersey verde

A camisa verde é oferecida ao líder geral na classificação por pontos (computada de acordo com a posição alcançada a cada etapa). Também é possível ganhar pontos em alguns sprints intermediários em determinadas etapas. Eddy Merckx e Bernard Hinault entraram para a história do Tour ao terminar a competição vencendo tanto a classificação geral quanto a competição por pontos – Eddy também levou a competição de montanha em 1969.

 

 

Jersey de bolinhas

A jersey branca com bolinhas vermelhas indica o líder da competição de montanha no Tour de France. São oferecidas aos ciclistas que primeiro vencem as montanhas do percurso, divididas em categorias de acordo com a dificuldade da subida. A competição de montanha começou em 1933 no Tour, com a jersey de bolinhas aparecendo em 1975. 

 

Jersey branca

A jersey branca apareceu em 1975 para premiar o ciclista mais rápido com menos de 26 anos de idade. Antes de celebrar a conquista jovem, a camisa branca era oferecida ao ciclista que tivesse a melhor “classificação combinada” entre a classificação geral, a competição por pontos e a de montanha. 

 

 

Leia mais

A tempo do Tour de France, Chris Froome é absolvido em caso de doping

Conheça os uniformes que estarão nas pistas do World Tour 2018

Checklist: o que levar com você para pedalar uma prova de estrada

 

 

 

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!