Sagan derruba Cavendish com cotovelada e é expulso do Tour

Atualizado em 04 de julho de 2017
Mais em Tour de France

O eslovaco Peter Sagan, bicampeão mundial de ciclismo, foi excluído do Tour de France, principal competição da temporada. Ele foi punido por dar uma cotovelada em Mark Cavendish no sprint final da quarta etapa do evento, disputada nesta terça-feira. Vítima da agressão, o britânico caiu a poucos metros da linha de chegada e tem sua continuidade na competição ameaçada.

Veja a cotovelada de Sagan em Cavendish

Cavendish vinha pela direita de Sagan quando o eslovaco abriu o braço e jogou o companheiro de profissão nas grades de proteção com a cotovelada. Atual campeão mundial, o ciclista da Bora-Hansgrohe ainda terminou em segundo lugar, mas foi punido com a desclassificação da Volta da França quase duas horas após cruzar a linha de chegada.

Sagan venceu a terceira etapa do Tour, disputada no dia anterior, e buscava seu primeiro título da história da competição. “Eu não sabia que o Mark estava atrás de mim”, tentou se defender o eslovaco. “Eu não tive tempo de reagir”, argumentou o bicampeão mundial.

O britânico voltou à bike e ainda cruzou a linha de chegada com muita dor. A suspeita, no entanto, é de uma lesão no ombro que pode acabar com o Tour de Cavendish. “Não estou otimista”, disse ele. O atleta ainda comentou a atitude de Sagan: “Se ele me fechasse e colidisse comigo, tudo bem, mas teve o cotovelo. Gostaria de conversar com ele sobre esse cotovelo”, afirmou. O acidente ainda derrubou outros ciclistas que vinham atrás de Cavendish.

 

 

Na corrida de 207 km, que foi de Mondorf-les-Bains até Vittel, o francês Arnaud Démare, da FDJ, saiu como vencedor com o tempo de 4h53min54s, seguido do norueguês Alexander Kristoff e do alemão André Greipel. Van Keirsbulck, belga, liderou 190 quilômetros da prova, mas caiu no final, ficando fora do top 10.

Démare subiu para a 9ª posição na classificação geral.  Geraint Thomas, que caiu no acidente de Cavendish, segue em primeiro lugar, 12 segundos à frente de Chris Froome – ambos são do Team Sky, que lidera o ranking por equipes. Michael Matthews é o terceiro, empatado com Froome.

A quinta etapa do Tour de France, realizada nesta quarta-feira, será de 160km entre Vittel e  La Planche des Belles Filles, com uma íngreme subida finalizando o trajeto.

Veja a classificação da quarta etapa do Tour de France:

  1. Arnaud Démare (FRA/FDJ) – 4h53min54s
  2. Alexander Kristoff (NOR/Katusha) – 4h53min54s
  3. Andre Greipel (ALE/Lotto) – 4h53min54s
  4. Nacer Bouhanni (FRA/Cofidis) – 4h53min54s
  5. Adrien Petit (FRA/Direct) – 4h53min54s

 

Classificação Geral

  1. Geraint Thomas (GBR/Sky) – 14h54min25s
  2. Christopher Froome (GBR/Sky) – 14h54min37s
  3. Michael Matthews (AUS/Sunweb) – 14h54min37s
  4. Edvald Boasson Hagen (NOR/Dimension) – 14h54min41s
  5. Pierre Latour (FRA/AG2R La Mondiale) – 14h54min50s