Tour de France: 4ª vitória de Cavendish

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Tour de France

Mark Cavendish (Dimension Data) voltou a brilhar neste sábado (16) ao conquistar a vitória na 14ª etapa do 103º Tour de France, disputada em 208,5 km entre Montélimar e Villars-les-Dombes Parc des Oiseaux. Foi o quarto triunfo do britânico nesta edição da Grande Volta francesa e o quinto da equipe sul-africana Dimension Data. A vitória de Cav se deu no sprint final, no qual ele bateu o norueguês Alexander Kristoff (Katusha) e o eslovaco Peter Sagan (Tinkoff), segundo e terceiro colocados, respectivamente. O britânico já soma um total de 29 vitórias em etapas do Tour de France, segunda maior marca da história da competição, que tem o belga Eddy Merchx como maior vitorioso, com 34.

O francês Jérémy Roy (FDJ) foi o protagonista do primeiro ataque do dia, por volta do km 30. Na fuga, o acompanharam o norte-americano Alex Howes (Cannondale), o suíço Martin Elmiger (IAM) e o italiano Cesare Benedetti (Bora). Os quatro se mantiveram escapados por todo o percurso, mas foram pegos pelo pelotão faltando cerca de 5 km para a meta, ficando assim a decisão da etapa para o sprint final, vencido por Cavendish. Mesmo com a vitória do britânico nesta 14ª etapa, a camisa verde – de líder da classificação por pontos – continua com Peter Sagan. No topo da classificação geral também não houve mudanças, com o britânico Chris Froome (Sky) ainda liderança.

No domingo (17), o pelotão do 103º Tour de France volta a encarar um percurso de alta montanha na 15ª etapa. Serão 160 km entre Bourg-en-Bresse e Culoz, onde os competidores enfrentarão no trajeto seis montanhas categorizadas, sendo duas delas de nível 1 e uma de categoria máxima (HC ou Hors Categorie), a temida Grand Colombier.

 

Profile

 

Classificação da etapa

1. Mark Cavendish (GBR/Dimension Data) – 5h43min49
2. Alexander Kristoff (NOR/Katusha) – idem
3. Peter Sagan (ESL/Tinkoff) – idem.
4. John Degenkolb (ALE/Giant-Alpecin) – idem
5. Marcel Kittel (ALE/Etixx-Quick Step) – idem
6. André Greipel (ALE/Lotto-Soudal) – idem
7. Bryan Coquard (FRA/Direct Energie) – idem
8. Davide Cimolai (ITA/Lampre-Merida) – idem
9. Christophe Laporte (FRA/Cofidis) – idem
10. Samuel Dumoulin (FRA/AG2R-La Mondiale) – idem

Classificação geral

1. Chris Froome (GBR/Sky Team) – 63h46min40′
2. Bauke Mollema (HOL/Trek-Segafredo) – a 1min47
3. Adam Yates (GBR/Orica-BikeExchange) – a 2min45
4. Nairo Alexander Quintana (COL/MOVISTAR) – a 2min59
5. Alejandro Valverde (ESP/MOVISTAR) – a 3min17
6. Tejay van Garderen (EUA/BMC Racing) – a 3min19
7. Romain Bardet (FRA/AG2R-La Mondiale) – a 4min04
8. Richie Porte (AUS/BMC Racing) – a 4min27
9. Daniel Martin (IRL/Etixx-Quick Step) – a 5min03
10. Fabio Aru (ITA/Astana) – a 5min16