Organização do Tour de France adia prova para agosto e setembro

Atualizado em 15 de abril de 2020
Mais em Tour de France

Com mais de 100 mil casos confirmados e 15 mil mortes de pessoas infectadas pelo coronavírus na França, o presidente Emmanuel Macron anunciou, nesta segunda-feira, que todos os eventos que demandam grandes aglomerações foram proibidos no país até o mês de julho. Com isso, o Tour de France, programado originalmente para ocorrer de 27 de junho a 19 de julho, foi adiado.

A decisão de adiar o Tour foi tomada em conjunto pela organização da competição e a União Internacional de Ciclismos (UCI). Agora, a competição deve ocorrer de 29 de agosto a 20 de setembro, com o mesmo percurso planejado, de Nice a Paris. A data coincide com a Vuelta a España, que ocorre de 14 de agosto a 6 de setembro.

Com isso, as equipes da UCI devem adotar uma nova estratégia para a definição de seus atletas para cada competição, já que não será possível que um mesmo ciclista participe das duas provas.

Outros eventos alinhados com o Tour de France tiveram alterações. A 30ª edição do participativo Letape e a prova feminina de ciclismo La Course, previstos para acontecer nos dia 5 e 19 de julho, respectivamente, foram adiados para uma data ainda não confirmada.

Ainda em março, o Giro d’Italia, outra das Grandes Voltas, também teve seu início adiado para uma data ainda não divulgada. As três primeiras etapas da prova estão programadas para a Hungria, país que proibiu a realização de eventos de massa.

A organização do Giro e muitos atletas estão fazendo arrecadações de fundos para ajudar a Cruz Vermelha italiana através do evento Giro d’Italia virtual. A arrecadação começou dia 12 de abril e vai até 10 de maio. Os detalhes sobre este evento e como participar estão no site oficial.

Entre as grandes voltas, a única que ainda não sofreu alterações em sua data foi a Vuelta da España permanecendo no dia 14 de agosto a 6 de setembro.