Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dicas de como atacar no pelotão

Foto: Divulgação

Seja acelerando para escapar do pelotão, de uma fuga ou do seu grupo de amigos, o ataque é uma das melhores maneiras de vencer uma disputa de bicicletas. Porém, para dar certo, ele exige muita força, estratégia e, acima de tudo, a técnica correta para ser executado. Para falar sobre dicas de como atacar no pelotão, conversamos com Jean Marcel da Silva, ciclista da equipe Green Piracicaba. 

Sem trégua

Uma das melhores estratégias é atacar quando uma fuga acabou de ser capturada. Neste momento, os atletas responsáveis pela captura estarão cansados e isso aumenta suas chances de sucesso. Se você fizer parte de uma equipe, uma boa ideia é um membro atacar para cansar os adversários.

Morro acima

Se você for bom nas montanhas, tente atacar na subida, pois nessa hora a baixa velocidade diminui o efeito do vácuo. Assim, fica mais complicado para um pelotão se organizar para ir em sua captura. Cuidado para não atacar precocemente, já que o gás pode acabar antes do topo.

 

Leia mais

Como treinar em subidas curtas para encarar as longas

Saiba como respirar melhor para aumentar seu fôlego durante o pedal

Mais cadência no pedal, menos esforço

 

A posição certa

Para atacar, é preciso estar na posição correta. No pelotão, deve-se estar entre os dez primeiros. Em um grupo pequeno, o ideal é atacar do fundo. Em ambos os casos, o objetivo é passar pelo atleta da ponta o mais rápido possível, abrindo imediatamente um espaço entre você e seus perseguidores. Nunca ataque estando à frente do pelotão. Nessa situação, além da vantagem do vácuo, quem vem atrás vê todos os seus movimentos, acabando com o elemento surpresa.

Ladeira abaixo

Atacar na descida é para poucos. Afinal, se está fácil para você, está para os outros também. Se resolver atacar, lembre-se de que os riscos são elevados e somente ciclistas muito habilidosos conseguem se distanciar nessa situação. Uma boa sugestão é atacar quase no topo da subida e abrir vantagem antes de começar a descer.

Leia o terreno e os adversários

Conhecer bem o terreno e seus adversários é fundamental para explorar oportunidades e pontos fracos. Fazendo isso, consegue-se analisar a melhor estratégia para atacar no pelotão durante a prova.

 

Escrita por Gustavo Figueiredo

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!