Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Os melhores lugares para treinar em São Paulo

Foto: Shutterstock

A maior metrópole do Brasil é conhecida pelo seu imenso tráfego de carros e o baixo respeito com ciclistas. Para quem está começando, encontrar lugares tranquilos e que favoreçam seu treino pode ser uma tarefa muito difícil. Com isso em mente, listamos alguns lugares bacanas para pedalar com dedicação em São Paulo:

Cidade Universitária

O campus da USP é um velho conhecido dos ciclistas da cidade: aberto durante a semana toda, é possível encontrar pedais nas ruas da Universidade da manhã à noite. Seu maior destaque é a “bolinha”, uma grande rotatória que funciona muito bem para treinos intervalados e foi recentemente reconhecida pelo Strava como o local mais ativo do mundo no aplicativo. Além disso, a Rua do Matão – rota usual também para corredores – pode ser uma boa para os treinos de subida.

Segundo o clube de ciclismo feminino canela.cc“Não dá para ir lá treinar sozinha”, por causa de uma das maiores desvantagens da Cidade Universitária: o risco de assaltos. As redondezas do campus são conhecidas pelos frequentes roubos, portanto, quanto mais cedo você sair para treinar, melhor. Tome cuidado com os corredores, também, que sempre marcam grande presença nos finais de semana.

 

Leia mais

6 jeitos de estragar seu pedal até o trabalho

Trecho da ciclovia do Rio Pinheiros é liberado após quatro anos

Strava revela novo mapa mundial de atividades

 

Ciclovia da Marginal Pinheiros

Totalmente plana, a ciclovia conta com aproximadamente 7 km destinados apenas a bicicletas. O espaço é planejado para ser ainda maior, mas diversas obras e áreas interditadas impedem sua utilização completa. Sem carros ou pedestres para se preocupar, o ciclista tem de ficar atento somente às lombadas e aos veículos de manutenção da CPTM.

Mas a ciclovia não é desenhada exclusivamente para treinos, atraindo também quem pedala por diversão e dificultando um pouco a vida dos ciclistas mais rápidos. Nos finais de semana, quando fica mais lotada, é preciso diminuir a velocidade e tomar cuidado com quem está ali “a passeio”. Ainda assim, em comparação com o resto da cidade, oferece ótimas condições para treino.

Rodovias

Para quem já tem um pouco mais de experiência, o ultraciclista Vinicius Martins recomenda o Pico do Jaraguá, que fica a aproximadamente 20 km da capital e oferece boas condições para o treino de subida. “Trata-se de uma estrada segura e muito procurada nos finais de semana”, diz. 

A plana Estrada do Riacho Grande também faz muito sucesso entre os ciclistas, apesar da sua curta extensão. Outra boa indicação de Vinicius é o repositório do Strava: o Brasil é o terceiro país que mais usa o aplicativo, e ele contém uma lista de bons locais para treinar em São Paulo.

 

Clube O2

Escolha já seu Frequencímetro!

Compartilhe por email!