Mudança de ares e de chão

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Treinamento

O fim da temporada se aproxima e com ele a motivação para manter a rotina de treinos fica cada vez menor. É uma boa hora para escapar um pouco da monotonia dos treinos específicos e manter a forma experimentando modalidades diferentes — o chamado cross training. Esportes como mountain bike e trekking, além de trabalharem grupos musculares similares aos exigidos no triathlon, também podem ajudar o atleta a adquirir habilidades como equilíbrio, propriocepção e consciência corporal. Triatleta e ex-mountain biker profissional, Andy Wadsworth explica como os treinos off-road podem melhorar seu desempenho na bike.

Cadência

Em função dos percursos variados, o trabalho de cadência no mountain bike é maior que no triathlon. Por isso, fica mais fácil identificar as zonas e ritmo desconfortáveis e reiná-las, o que ajudará em provas com rajadas de vento ou subidas muito longas. Em uma bike de MTB também é mais fácil manter a cadência elevada durante todo o reino, já que a maior relação de marchas permite manter o giro alto mesmo em subidas duras.

Eficiência da Pedalada 

Mountain bikers têm uma pedalada extremamente eficiente. Isso porque, em terrenos com barro, areia solta ou subidas íngremes, “martelar”o pedal faz com que a roda traseira gire rápido, perdendo tração e derrapando sem sair do lugar. Praticar em percursos técnicos ensina a aplicar um torque constante, deixando a pedalada muito mais redonda”.

Core mais Forte

No MTB os músculos do tronco e membros superiores são muito recrutados na absorção de impactos, exigindo um trabalho contínuo do core (conjunto de músculos das regiões abdominal, lombar e pélvica). Isso faz da modalidade um excelente exercício de força e resistência para a região e traz ganhos na manutenção da posição aero em provas longas e na postura durante a corrida.

Condicionamento Anaeróbico

Subidas curtas e duras, comuns nas trilhas, provocam alternância na frequência cardíaca e potência aplicada, promovendo a adaptação fisiológica aos estímulos e aumentando significativamente a resistência anaeróbica.

Domínio da Bike

No MTB, o domínio dos movimentos é fundamental, seja para executar uma curva com perfeição, manter o controle numa descida rápida ou transpor obstáculos com segurança. A técnica adquirida nos treinos fará de você um ciclista mais hábil e confiante, especialmente em provas de pelotão ou percursos técnicos.

Matéria publicada na revista VO2 Bike, edição 99, dezembro/13