Treinador fala sobre como planejar o calendário de corridas para o ano

Atualizado em 27 de dezembro de 2023
Mais em Treinamento

A falta de objetivo de um corredor sempre pode atrapalhá-lo em seu desenvolvimento. Ele pode, até, desistir do esporte por não evoluir mais. Por isso, é importante seguir um planejamento. Com as metas traçadas, o atleta pode focar em cada passo e, assim, melhorar sua performance.

“Todos os corredores devem realizar um planejamento, independente do nível de condicionamento”, afirma o diretor técnico da Floripa Runners – de Florianópolis (SC) –, Fabiano Braun. “É importante definir quais serão as provas ideais, sempre focando no objetivo principal de cada corredor, independente da dificuldade.” Braun recomenda sempre a ajuda de um treinador nesse processo.

O diretor técnico lembra: “sempre ressaltamos que os avanços dentro de qualquer situação de nossas vidas requerem um bom planejamento.” A conversa entre aluno e treinador é fundamental. “Depois de já saber o nível de condicionamento dos treinados, temos que escolher as provas ao longo do ano e planejar o treinamento todo baseado nelas.”

Como planejar o calendário de corridas?

A falha nessa preparação pode causar grande frustração. “Muitos casos de erro no planejamento retratam sobre a questão de performance, ou seja, de tentar atingir grandes resultados em um curto espaço de tempo”, comenta.

“Situações como esta podem resultar em lesões de vários níveis, atrapalhando ainda mais o corredor.” Segundo Braun, “o treinador deve deixar claro ao atleta as suas reais condições, bem como o aluno precisa ter essa percepção do quanto ele, de fato, aguenta.”

O treinador dá algumas sugestões para planejar o calendário:

  • Coloque duas provas com distâncias diferentes como meta – de preferência, a primeira com o percurso menor
  • Corridas com distâncias que você já está acostumado a fazer também são importantes para a sua preparação – tanto na parte física quanto na psicológica
  • As provas que têm como meta precisam ser bem estudadas. Quanto mais informações tiver, menos surpresas vai passar no dia “D”. Altimetria, condições climáticas e estrutura são alguns pontos importantes.
  • Não se inscreva para muitas provas, pois podem te desgastar e influenciar no seu rendimento quando realmente importa
  • Depois de completar as provas-objetivo, diminua o ritmo de competição por umas semanas e volte mais forte