Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Fizemos um teste de VO2 máximo: para que ele serve?

Foto: Nossa editora na bike durante seu teste de VO2 máximo

Como editora do VO2, recentemente fui convidada a fazer um teste de VO2 máximo na clínca Sports Lab, no Itaim, em São Paulo. Apesar de pedalar todos os dias, não sou “atleta” e estava curiosa para ver como seria o teste.

Especialista em fisiologia do exercício, o dr. Rogério Neves me explicou que o teste de VO2 pode ser feito por qualquer pessoa, desde o sedentário até o atleta de alta performance. O objetivo é avaliar a capacidade atlética do indivíduo através da capacidade de seu corpo transformar oxigênio em energia. 

“Todo mundo tem medo das palavras “avaliação física”, pois as pessoas que pedem a avaliação cobram muito e depois não usam o conhecimento obtido”, opinou Rogério. “É essencial usar os valores encontrados no teste para adequar o padrão de treino em função do ganho de massa muscular ou velocidade”, explicou.

Teste

Para determinar a que nível andavam meus pulmões, pedalei durante 15 minutos em uma bicicleta especialmente feita para conduzir o teste ergo espirométrico (o outro nome do teste de VO2).

Aumentando a carga do exercício a intervalos determinados de tempo, o doutor foi capaz de tirar medições que realmente refletem a capacidade do meu corpo.

Veja como foi o dia do teste:

 

Os resultados do teste refletem a capacidade do corpo transformar oxigênio em energia, por quilo, por tempo.  O número obtido depende tanto de fatores genéticos quanto do meu atual condicionamento físico.

Os resultados são divididos em categorias:

> 20-30: Pessoa sem condicionamento
> 30-40: Pessoa condicionada
> 40-60: Pessoa bem condicionada
> Acima de 60: Atleta

Meu resultado foi de 43.83 ml de O2/kg/minuto, um valor relativo que está de acordo com a minha rotina de exercícios físicos. “Mas o resultado não significa que você ESTÁ bem condicionada, e sim que você tem esse potencial”, explicou Rogério.

 

Leia mais

Como não sofrer (tanto) na hora de pedalar no calor

Musculação para ciclistas: 10 exercícios para pedalar melhor

Os melhores lugares para treinar ciclismo em São Paulo

 

“Este valor está associado à sua genética, o importante é aplicá-lo no treinamento e reavaliar para ver sua evolução, pois alguns valores podem ser atualizados com treino”, disse. 

Antes de tudo, é preciso saber qual seu objetivo atlético, se é ganhar força ou resistência”, explicou. De acordo com o objetivo, adequam-se os limiares ao treino, para forçar mais um aspecto ou o outro.

 

 

>> Abaixo, Rogério Neves responde perguntas básicas sobre o teste:

O que é?

O teste de VO2max (Ergoespirometria, Teste de Potência Aeróbia ou CardioPulmonar) consiste de uma avaliação médica-fisiológica, que determina o nível de aptidão física frente ao esforço físico máximo e identifica as zonas ideais para o seu treinamento.

Na Sports Lab esta avaliação é realizada no ciclo-ergômetro (Wattbike PRO simulador – bike estacionária de alto rendimento).

Para que serve?

A realização deste teste tem se tornado cada vez mais importante para auxiliar na programação e avaliação da evolução do condicionamento físico, permitindo a prescrição da intensidade de carga ideal a ser aplicada durante a execução dos treinamentos.

Objetivos específicos:

– Detectar o Potencial Atlético através da medida direta do consumo máximo de oxigênio (VO2max).
– Definir os Limiares Aeróbio e Anaeróbio, Frequências Cardíacas e Gasto Calórico correspondentes, que serão essenciais para otimizar o seu treinamento, caracterizando precisamente a zona alvo de trabalho para obtenção de melhores resultados.
– Identificar possíveis alterações orgânicas que possam ser fatores limitantes ou de atenção ao praticante.

Quem deve realizar o teste?

Esta avaliação destina-se a pessoas de todos os níveis de condicionamento físico; desde o sedentário até o atleta de alto rendimento.  O protocolo de um sedentário é sempre diferente ao de um atleta e/ou esportista. Durante todo o período de avaliação, o avaliado permanece sob controle clínico e monitoramento dos batimentos cardíacos.

Como avalio meu resultado?

O VO2max é o melhor indicativo fisiológico para que possamos classificar o nível de aptidão cardiorrespiratório. A análise dos resultados é feita através da comparação dos dados obtidos no teste e com as referências científicas pré-estabelecidas.

 

Clube O2

Clube O2 + Tênis Saucony!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!