Cancellara fora da Vuelta

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Vuelta a España

Por Fernando Bittencourt

Fabian Cancellara (Leopard-Trek) anunciou que abandonará a Vuelta a España nesta terça-feira. A 16ª etapa, que serviria como última tentativa de vitória em uma grande volta em 2011 serviu como ponto final para o suíço, que agora se concentrará para o Campeonato Mundial.

“Finalmente uma etapa plana! Deixarei a Vuelta hoje para então poder me preparar direito para o Campeonato Mundial de Contrarrelógio de Copenhague, na Dinamarca”, declarou Cancellara em seu Twitter.

Cancellara venceu o Mundial de contrarrelógio em 2006, 2007, 2009 e 2010. No ano de 2008, o ciclista não participou da competição, o que o torna o nome a ser batido na Dinamarca. Tony Martin (HTC-Highroad), no entanto, superou o ciclista da Leopard-Trek tanto em etapas de contrarrelógio do Tour de France quanto da Vuelta a España, quando Cancellara se classificou na oitava e quarta posições, respectivamente. O fato com certeza apimentará o duelo no Mundial, que acontecerá entre os dias 19 e 25 de setembro deste ano – com a prova de contrarrelógio a ser realizada no dia 21 de setembro.

O tetracampeão mundial enxerga neste momento uma oportunidade para reerguer sua moral, um pouco abalada depois da conturbada temporada de 2011, em que sofreu de sinusite no Tour de France e foi picado por uma abelha durante a Vuelta a España. O suíço sabe a ameaça que Martin representa e por isso abandonará a Vuelta para que consiga se preparar adequadamente. Cancellara abandonou a Vuelta antes de seu término em todos os anos em que venceu o Mundial de Contrarrelógio, com exceção de 2007, edição da grande volta espanhola que sequer chegou a participar.

“Esta Vuelta tem sido muito dura e, com exceção da etapa de contrarrelógio, em Salamanca, a prova tem servido apenas para eu ajudar Daniele Bennati nos sprints, além de Jakob e Maxime. Já que minha intenção é estar bem preparado em setembro, tenho que descansar para voltar à rotina de treinos pesados. Creio que um campeão sempre deve defender seu título e comigo não será diferente”, finalizou Cancellara.