Instagram @treksegafredoFoto: Instagram @treksegafredo

Diarreia atrapalha início de Contador em sua última Vuelta

Atualizado em 23 de agosto de 2017
Mais em Vuelta a España

Alberto Contador tem enfrentado dificuldades em sua despedida do ciclismo profissional. O atleta espanhol sofreu com diarreia durante os quatro primeiros dias da Vuelta a España, a última prova de sua carreira, e chega à quinta etapa da competição já com mais de 3 minutos de desvantagem para o britânico Chris Froome, líder da classificação geral do evento.

“Com um vírus, nunca se sabe se isso te atrapalhará por um ou vários dias”, disse o espanhol após o fim da quarta etapa, nesta terça-feira. Os problemas estomacais foram revelados por Contador para justificar seu mau desempenho na terceira etapa da Vuelta, em que um bom rendimento do atleta da casa era esperado – aquele foi o primeiro estágio de montanhas, sua especialidade, e ele foi apenas o 37º ciclista a cruzar a linha de chegada.

Apesar de ter se recuperado levemente na quarta etapa (35º lugar, mas com o mesmo tempo do 1º), ele admitiu que não está curado. “Espero que passe, mas o oposto também pode acontecer. Trabalharemos dia após dia, concentrados e de dedos cruzados”, afirmou o espanhol, dono de dois títulos do Tour de Frande, dois do Giro d’Itália e três da Vuelta.

 

 

Problemas semelhantes atrapalharam outra estrela do pelotão durante o Giro d’Italia 2017 . Na 16ª etapa do evento, o maglia rosa Tom Dumoulin, que estava brigando pela liderança do dia, teve que parar na beira da estrada para se aliviar a 30 km da chegada. 

Dirk De Mol, diretor esportivo da Trek-Segafredo, tranquilizou os torcedores. “Não é como se ele tivesse perdido 15 minutos; ele perdeu dois minutos e meio. Vamos ver o quão rápido ele consegue superar isso”, avaliou.

Na quinta etapa da Vuelta, disputada hoje (23 de agosto), Chris Froome (Sky) chegou em 13º e abriu mais oito segundos de vantagem na liderança; agora, o segundo colocado, Tejay Van Garderen, está 10s atrás do britânico. Contador terminou a prova junto com Froome, mas subiu apenas duas posições no geral e segue 3min10s atrás do líder da competição. A etapa que foi de Benicassim até Alcossebre (175,7 km) terminou com vitória do cazaque Alexey Lutsenko (Astana), com 4h24min58s.

Classificação da 5ª etapa da Vuelta a España:

1- Alexey Lutsenko (CAZ/Astana) – 4h24min58s
2- Merhawi Kudus Ghebremedhin (ERI/Dimension Data) – 4h25min40s
3- Marc Soler Gimenez (ESP/Movistar) – 4h25min54s
4- Matej Mohoric (ESL/UAE Team) – 4h26min09s
5- Alexis Gougeard (FRA/AG2R) – 4h26min22s

Classificação geral da Vuelta a España:

1- Chris Froome (GBR/Sky) – 18h07min10s
2- Tejay Van Garderen (EUA/BMC) – 18h07min20s
3- Esteban Chaves (COL/Orica-Scott) – 18h07min21s
4- Nicolas Roche (IRL/BMC) – 18h07min23s
5- David De La Cruz (ESP/Quick-Step) – 18h07min33s