Instagram @teamskyFoto: Instagram @teamsky

Nibali vence e Froome assume camisa vermelha na 3ª etapa da Vuelta

Atualizado em 21 de agosto de 2017
Mais em Vuelta a España

Vicenzo Nibali (Bahrain-Merida) e Chris Froome (Sky), dois dos grandes favoritos, se destacaram na terceira etapa da Vuelta a España nesta segunda, 21 de agosto. O primeiro venceu a etapa, com o tempo de 4h01min22s; o segundo assumiu a camisa vermelha, reservada ao líder geral da classificação, ao terminar a prova em terceiro lugar. David De La Cruz (Quick-Step Floors) foi o segundo.

Começando em Prades Conflent Canigó, na França, os 158,5 km de trajeto montanhoso passaram pela Espanha e entraram em Andorra, terminando na capital Andorra-a-Velha. Foi a 12ª vez que a Vuelta passou pelo país entre os territórios franceses e espanhóis – a última ocorreu em 2015.

Sem deixar os líderes se destacarem durante a corrida, Froome e Esteban Chaves atacaram nos últimos 5 km, seguidos por um pelotão com Nibali, Fabio Aru, Romain Bardet e De La Cruz. Faltando poucos metros, o italiano da Bahrain-Merida conseguiu um sprint pela esquerda e ultrapassou os adversários. 

A vitória deu a Nibali a liderança geral por pontos, representada pela camisa verde, e o quinto lugar no geral por tempo. Froome alcançou a camisa vermelha, que representa a liderança geral por tempo, tirando-a do belga Yves Lampaert. Antes desta segunda-feira, ele só havia vestido vermelho na Espanha há 6 anos. O britânico segue em busca do inédito título na Vuelta após ter ganho o Tour – antes de começar a competição, Froome afirmou ver em Nibali seu principal adversário em busca do topo.

 

 

Alberto Contador, que se aposentará após La Vuelta, não acompanhou o ritmo dos líderes na subida e terminou mais de 2 minutos atrás deles. O ídolo espanhol está em 30º no ranking geral. Entre as equipes, a Orica-Scott lidera, à frente de Sky e Astana.

A quarta etapa ocorre nesta terça-feira, entre Escaldes-Engordany e Tarragona, passando pela Catalunha. Saindo dos montes Pireneus, os ciclistas ainda encontrarão alguns pequenos picos, mas o trajeto não é montanhoso. A etapa tem 198,2 km.

Classificação da 3ª etapa da Vuelta a España:

1- Vicenzo Nibali (ITA/Bahrain-Merida) – 4h01min22s
2- David De La Cruz (ESP/Quick-Step) – 4h01min22s
3- Chris Froome (GBR/Sky) – 4h01min22s
4- Romain Bardet (FRA/AG2R) – 4h01min22s
5- Esteban Chaves (COL/Orica-Scott) – 4h01min22s

Classificação geral da Vuelta a España:

1- Chris Froome (GBR/Sky) – 8h53min44s
2- David De La Cruz (ESP/Quick-Step) – 8h53min46s
3- Nicolas Roche (IRL/BMC) – 8h53min46s
4- Tejay Van Garderen (EUA/BMC) – 8h53min46s
5- Vicenzo Nibali (ITA/Bahrain-Merida) – 8h53min54s