Tradicional ultramaratona adota o exame antidoping

Atualizado em 07 de julho de 2017
Mais em Notícias

Marcada para o próximo final de semana (24 e 25 de junho), na Califórnia, a Western States Endurance Run é a corrida de trilha de 100 milhas mais antiga e mais prestigiada do planeta. Na edição deste ano, a 44ª, a prova traz uma novidade: pela primeira vez em sua história o exame antidoping será adotado.

O protocolo de combate ao doping será feito após a competição; todos os corredores que estiverem presentes na lista final poderão ser escolhidos. Os selecionados, depois de finalizarem a corrida, serão direcionados pelos oficiais de prova até o local onde será realizado o teste.

 

 

Uma terceira parte independente, que trabalha de acordo com os protocolos da WADA (Agência Mundial Antidoping), cuidará da realização dos testes de urina para verificação de doping.

O presidente da Western States Endurance Run, John Medinger, disse em uma nota oficial que o exame “é um importante e necessário passo para desestimular o uso de drogas no nosso esporte”.

Medinger também afirma que, assumindo um papel de liderança nesse sentido, espera que “outras corridas pelo mundo também assumam um comprometimento e uma forte posição para promover um futuro sem doping para este esporte”.