Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Espanhol quebra marca que durava 35 anos em ultra inglesa

Foto: Divulgação

A lenda viva do trail run faz história novamente. O espanhol Kilian Jornet quebrou um recorde imbatível há 35 anos neste domingo (9), na Bob Graham Round, uma ultramaratona tradicional disputada no norte da Inglaterra. Kilian percorreu 106 km (com 8.200 metros de subida) em 12h52, superando o antigo recordista, o inglês Billy Bland, em 1h01min.

A prova surgiu em 1932, depois que o inglês Bob Graham atravessou 42 colinas inglesas em menos de 24 horas. A partir disso, o desafio tornou-se parte da cultura local, com a fundação do Bob Graham Club, um seleto clube de corredores.

Para participar da Bob Graham Round, o corredor deve seguir à risca o regulamento. O primeiro passo é informar os sócios do clube de que pretende disputar a prova. Em seguida, o atleta deve se certificar de que estará acompanhado por alguma testemunha em cada uma das 42 colinas do percurso.

Kilian Jornet deixou Keswick, a pequena cidade onde está posicionada a largada, às 5h da manhã de ontem. Ao seu lado, estavam dez “coelhos”, que, além de ditarem o ritmo do espanhol, o ajudaram a cumprir as regras exigidas pela organização da Bob Graham Round.

“Foi difícil, mas é muito emocionante [concluir o desafio]. Eu tive a Bob Graham Round em mente por muito tempo e finalmente pude experimentá-la. Percebi o quão incrível foi o tempo que Billy fez 30 anos atrás. Foi um lindo dia nas montanhas com todos aqueles corredores que vieram e me acompanharam. Também gostaria de agradecer a Billy, que veio me incentiva. Eu realmente sinto o amor por correr nas colinas e não poderia estar mais feliz por ter completado esta prova”, afirmou Kilian Jornet.

 

Leia mais

Planilha: da rua para a corrida de montanha

Pratique o desapego na hora de arrumar a sua mochila de prova

Perdido nas montanhas: os perigos de entrar sozinho em trilhas

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!