Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

5 barreiras naturais da corrida de montanha

Diferente da corrida de rua, que tem um trajeto mais estável, e, também, da corrida de obstáculos, que apresenta barreiras colocadas, propositalmente, ao longo do percurso, a corrida de montanha traz barreiras naturais (previstas e imprevistas), originárias do local ou formados durante a prova, em função de condições climáticas e outros fatores. Por esse motivo, os corredores de trilhas devem ter atenção e cuidado redobrado, pois a qualquer momento e lugar da prova, podem surgir novos desafios, que vão exigir habilidades e estratégias específicas para serem vencidos.

Para te ajudar a encarar com mais facilidade alguns desses empecilhos, listamos abaixo os principais e os truques para deixá-los para trás.

1. Pedras
Podem ter diferentes tamanhos e estar fixas ou soltas. Por isso, tente evitar usá-las como apoio e coordenar as passadas (mantendo uma perna de apoio) ao ultrapassá-las, sem se importar com o diâmetro delas.

leia-mais-cinza

ícone-texto7 ACESSÓRIOS ÚTEIS NA CORRIDA DE MONTANHA
ícone-texto5 DICAS PARA ENCARAR A PRIMEIRA MONTANHA

2. Buracos
São muito comuns na corrida de montanha, logo, você precisa manter a atenção e evitar saltá-los. O ideal é desviar o percurso ao encontrá-los.

3.Troncos de árvores
Se eles estiverem firmes, você pode utilizá-los a seu favor, para tomar impulsão ao longo da trilha. Mas caso tenha essa dúvida, é indicado desviar desse obstáculo. Aqui também vale manter uma perna de apoio usar a outra para fazer a alavanca alavanca.

4.Subidas muito íngremes
Também fazem parte das provas de trilha, principalmente, nos níveis mais avançados. Dessa forma, você pode tirar proveito delas, diminuindo, estrategicamente a velocidade e o ritmo da respiração ao percorrê-las, com a ideia de se recuperar.

5.Descidas
Exigem cautela, principalmente pelo fato de sobrecarregarem os joelhos. Assim, é recomendável, além de ter atenção onde se pisa, controlar os movimentos nesses trecho.

6. Lama
É importante utilizar um tênis com solado antiaderente para fazer a corrida de montanha, justamente por conta desse tipo de barreira. Atenção e cuidado também são recomendáveis para enfrentá-la

(Fonte: Damaris Dias, professora da rede de academias Smart Fit)

 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!