Categories: Treinamento

5 barreiras naturais da corrida de montanha

Diferente da corrida de rua, que tem um trajeto mais estável, e, também, da corrida de obstáculos, que apresenta barreiras colocadas, propositalmente, ao longo do percurso, a corrida de montanha traz barreiras naturais (previstas e imprevistas), originárias do local ou formados durante a prova, em função de condições climáticas e outros fatores. Por esse motivo, os corredores de trilhas devem ter atenção e cuidado redobrado, pois a qualquer momento e lugar da prova, podem surgir novos desafios, que vão exigir habilidades e estratégias específicas para serem vencidos.

Para te ajudar a encarar com mais facilidade alguns desses empecilhos, listamos abaixo os principais e os truques para deixá-los para trás.

1. Pedras
Podem ter diferentes tamanhos e estar fixas ou soltas. Por isso, tente evitar usá-las como apoio e coordenar as passadas (mantendo uma perna de apoio) ao ultrapassá-las, sem se importar com o diâmetro delas.

7 ACESSÓRIOS ÚTEIS NA CORRIDA DE MONTANHA
5 DICAS PARA ENCARAR A PRIMEIRA MONTANHA

2. Buracos
São muito comuns na corrida de montanha, logo, você precisa manter a atenção e evitar saltá-los. O ideal é desviar o percurso ao encontrá-los.

3.Troncos de árvores
Se eles estiverem firmes, você pode utilizá-los a seu favor, para tomar impulsão ao longo da trilha. Mas caso tenha essa dúvida, é indicado desviar desse obstáculo. Aqui também vale manter uma perna de apoio usar a outra para fazer a alavanca alavanca.

4.Subidas muito íngremes
Também fazem parte das provas de trilha, principalmente, nos níveis mais avançados. Dessa forma, você pode tirar proveito delas, diminuindo, estrategicamente a velocidade e o ritmo da respiração ao percorrê-las, com a ideia de se recuperar.

5.Descidas
Exigem cautela, principalmente pelo fato de sobrecarregarem os joelhos. Assim, é recomendável, além de ter atenção onde se pisa, controlar os movimentos nesses trecho.

6. Lama
É importante utilizar um tênis com solado antiaderente para fazer a corrida de montanha, justamente por conta desse tipo de barreira. Atenção e cuidado também são recomendáveis para enfrentá-la

(Fonte: Damaris Dias, professora da rede de academias Smart Fit)

 

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

4 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

4 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago