Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Como Fernanda Maciel usa a escalada para melhorar na corrida

Foto: Divulgação

A brasileira Fernanda Maciel é uma das atletas de corrida de montanha mais importantes do mundo. E parte deste sucesso vem justamente de não treinar apenas corrida. A atleta, que também é fã de ciclismo, tem investido na escalada para melhorar seu desempenho na corrida.

Além do fortalecimento de alguns grupos musculares usados nos dois esportes, a escalada, segundo a atleta, prepara o atleta mentalmente para as dificuldades que podem surgir ao longo de uma prova na montanha.

“A escalada é um esporte que ajuda muito na parte mental, porque durante a prática você precisa estar muito focado no agora e nos movimentos que precisa realizar para chegar ao seu objetivo”, diz a mineira, radicada na Espanha.

Na escalada, uma de suas inspirações é o também brasileiro Felipe Camargo, que recentemente se tornou o primeiro latino-americano a escalar a rota El Bon Combat, nos arredores de Barcelona.

“A escalada é um esporte que te ensina a confiar em si mesmo. Você tem que realmente crer no seu movimento, e acaba que na corrida na montanha, nas passadas que você faz, em picos de montanha, é necessária essa mesma confiança. Depois que comecei a praticar escalada, eu ganhei muito mais confiança na minha pisada e no meu movimento”, explica Maciel.

Outro benefício citado pela atleta mineira é a melhora do equilíbrio, advinda das horas penduradas por apenas uma corda. E isso é especialmente importante para quem corre em trilhas e montanhas, em que um pequeno escorregão ou tombo pode gerar grandes consequências.

“Geralmente, nos lugares em que corro, estou sempre muito exposta, não posso escorregar. E esse exercício de equilíbrio, vem muito da escalada”, garante Fernanda Maciel.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Já garantiu sua Jaqueta do Clube O2?

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!