Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Como migrar do asfalto para o trail run

Você está pensando em se aventurar no mundo do trail run para variar as suas corridas habituais no asfalto? Para ter sucesso na mudança de modalidade é preciso ter em mente alguns detalhes. Veja as as dicas a seguir:

1. Mude sua concepção de conforto/exercício para desafio/exercício. Seu treino deve conter subidas e descidas e apresentar uma mudança de terreno para terra, grama, areia e, se possível, montanha. Isso trará não só uma nova paisagem para as suas corridas, mas recrutará novos grupamentos musculares. Além disso, seu equilíbrio e a propriocepção também irão se desenvolver.

2. Fique atento ao seu equipamento. Se você decidir correr com cinto de hidratação ou mochila, mantenha ambos bem ajustados ao corpo, de forma que não fiquem frouxos enquanto você corre. O tênis deve ser apropriado para trilhas. Isso faz diferença principalmente na aderência durante as descidas e nos terrenos com pedra ou que estão molhados.

3. No calor, use roupas leves, mas lembre-se de que se for correr em região de mata fechada, o uso de manga comprida e calça podem livrá-lo de alguns arranhões. Quando as temperaturas estiverem baixas, não se esqueça de usar agasalhos do tipo Anorak ou corta vento, já que eles protegem do frio e também do vento.

leia-mais-cinza
ícone-texto  GUIA ALIMENTAR PARA A CORRIDA DE MONTANHA
ícone-texto  CORRIDA DE MONTANHA: DICAS DE FERNANDA MACIEL
ícone-texto  CORRIDA DE MONTANHA: COM QUE TÊNIS EU VOU?

4. Para as mulheres, o melhor é prender os cabelos para que eles não agarrem em eventuais galhos no caminho.

5. O uso de óculos escuros para proteger da luz solar (e também da mata) é aconselhável.

6. Lembre-se sempre de deixar a trilha limpa: quem corre na natureza tem um grande respeito por ela, portanto não jogue lixo pelo caminho.

7. Ao escolher a prova e a distância que irá correr na montanha, é bom se informar sobre a altimetria do percurso (quanto tem de ascensão e descida), sobre os pontos de hidratação pelo no caminho e qual é a temperatura previsto para hora da corrida para que possa escolher a roupa ideal.

(Fonte: Marcelo Sinoca, ultramaratnonista e atleta de trail run da The North Face Brasil)

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!