Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Corrida de montanha: como evoluir nos treinos

Você passou a se dedicar à corrida de montanha, mas não sabe ao certo o que deve fazer nos treinos para ganhar rendimento? Para evoluir nessa modalidade é importante, antes de tudo, treinar num ambiente que tenha alguma semelhança com o cenário da prova para a qual você se prepara.

É claro que existe a limitação geográfica das cidades grandes, já que não é fácil encontrar uma trilha para treinar. Mas para evoluir nas passadas é importante que você busque, pelo menos algumas vezes durante sua preparação, um cenário semelhante ao que você terá de enfrentar, pois a corrida no plano e no asfalto é muito diferente da feita na montanha. Assim, acostumar o corpo às subidas e descidas é fundamental para que você evolua.

Outra dica é que você estabeleça algumas estratégias que melhorem o seu desempenho durante a corrida de montanha. Por exemplo, existem pontos do percurso nas trilhas onde se pode distribuir a intensidade empregada nas passadas para que você não canse tão cedo e nem perca performance. Se você encara uma subida muito íngreme, em vez de tentar correr com mais velocidade, talvez seja mais vantajoso marchar. Com isso, você poupa energia e garante uma melhor recuperação para o próximo trecho da corrida.

leia-mais-cinza
ícone-texto  GUIA ALIMENTAR PARA A CORRIDA DE MONTANHA
icon texto_menor  CORRIDA DE MONTANHA: DICAS DE FERNANDA MACIEL
icon texto_menor  CORRIDA DE MONTANHA: COM QUE TÊNIS EU VOU?

Outro exemplo: quando você encara descidas no meio do caminho, sejam elas longas ou curtas, não basta apenas acelerar. O importante é que você encontre o seu ponto de equilíbrio para acelerar com eficiência sem lesionar as articulações, visto que o movimento de freio feito na descida exige muito das suas pernas. Uma estratégia nesses casos é apostar na corrida com pequenos saltos laterais para frente. Isso exige paciência e força, mas garante uma descida segura e veloz.

Leve em consideração, também, as distâncias percorridas nos treinos. Aumente a quilometragem aos poucos. Como as provas são muito longas, se você não estiver preparado, o risco de dar algo errado será maior. Por isso, tenha uma boa base e repita algumas corridas com a mesma distância antes de ir para uma prova mais longa.

E lembre-se de que a evolução vem com o tempo. Respeite suas capacidades físicas e limites nesta adaptação à nova modalidade. Aos poucos você vai ganhar confiança e correr com mais facilidade.

(Fontes: Manuela Vilaseca e José Virgínio de Morais, treinadores de montanha e atletas The North Face)

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!