Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Pisar leve reduz risco de lesão em corredores

Estudo recente da  Universidade de Harvard,  publicado no  The British Journal of Sports Medicine,  afirma que pisar leve reduz o risco de lesões em corredores. A pesquisa foi feita em um laboratório de biomecânica, com 249 mulheres corredoras amadoras experientes. Elas tinham uma característica comum: todas batiam no chão com os calcanhares quando corriam – o que, segundo os pesquisadores, causa mais impacto do que apenas tocar o chão a partir do meio do pé.

As corredoras foram acompanhadas por dois anos e, durante esse tempo, 103 delas sofreram lesões sérias (que exigiram atendimento médico); 40 tiveram lesões menos sérias (sem médicos, só repouso); e 106 não tiveram lesão alguma. Dentro deste grupo, 21 corredoras não se machucaram durante os dois anos de estudo, como também não tiveram lesões anteriores no esporte.

leiamais-cinza-novo

icon texto_menor SAIBA COMO SE LIVRAR DE LESÕES NA CORRIDA
icon texto_menor LESÕES MAIS COMUNS ENTRE OS CORREDORES
icon texto_menor 6 PASSOS PARA PREVENIR LESÕES NA CORRIDA
icon texto_menor ESTUDO: TIPO DE PISADA PODE NÃO INFLUENCIAR QUANTO SE PENSAVA 

Os resultados permaneceram iguais mesmo após ajustes para fatores como distância percorrida, peso corporal e outras variáveis. Diante disso, ficou a pergunta: Por que essas 21 corredoras não se machucaram? A ideia então foi comparar a carga de impacto delas (a forma como pisavam no solo) com o grupo das que tiveram lesões mais sérias para descobrir se pisar leve ou pesado influenciaria na incidência de lesões.

Os cientistas descobriram que aquelas que nunca se machucaram, aterrisavam mais suavemente no solo em comparação com aquelas que constantemente sofriam lesões. Pisar leve parece ser o segredo para manter o corpo saudável para a corrida.

Como pisar leve?
Para aqueles que já tiveram alguma lesão ou têm histórico de lesões constantes, a sugestão é experimentar pisar mais perto do meio do pé – já que muitos dos corredores naturalmente pisam mais leve quando não usam os calcanhares; aumentar um pouco a cadência (número de passos por minuto); ou imaginar que está correndo sobre a água ou sobre cascas de ovos – o que pode reduzir a força de batida de cada passada. Terrenos macios como terra batida e grama também são indicados como aliados para o treinamento e adaptação do corpo para a corrida.

Fonte:  Harvard Medical School

 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Economize nas provas e escolha seu frequencímetro!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!