Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

O que você precisa saber para sua primeira corrida de montanha

Foto: Shutterstock

Sair do asfalto e participar da primeira corrida de montanha pode ser uma boa alternativa para quem procura novos desafios. Com inúmeras opções de distâncias e contato direto com a natureza, o trail run não é tão simples quanto parece. Para ter sucesso na nova modalidade, é preciso ter atenção com alguns detalhes que muitas vezes não fazem parte das provas de rua.

Por exemplo, já imaginou correr em um terreno diferente do que está acostumado? Enfrentar obstáculos imprevistos? A hidratação e alimentação são diferenciados nas provas de montanha? Esses são alguns dos cuidados com que o corredor deverá se preocupar.

“Todos esses detalhes são importantes para que o atleta possa participar de uma maneira segura e prazerosa da prova. São requisitos necessários que ele deve estar preparado”, explica Anízio Tavares, treinador de atletismo da CBAt.

Por ser uma modalidade que exige um maior preparo físico e mental dos atletas, a parte nutricional do corredor deve ser planejada com antecedência. “Cada corpo reage de uma determinada forma ao exercício mais intenso. Por isso, é necessário que o atleta tenha um acompanhamento profissional nos treinamentos para definir um plano que ele deverá seguir durante a prova” sugere Tavares.

 

Leia mais

10 dicas de Fernanda Maciel para você se dar bem nas corridas de montanha

Quando o ritmo não encaixa na corrida

Planilha: da rua para a corrida de montanha

 

Alimentos como bananinhas, rapadura e palitinhos salgados são opções que atletas experientes recomendam. É importante também lembrar de isotônicos e repositores de proteína para a prova, além do tradicional gel de carboidrato.

Quanto ao percurso, Tavares sugere um estudo do local, para que o atleta não seja surpreendido pelas descidas e subidas do trajeto, ou pela falta de apoio em postos de controle. “Essa é uma forma do corredor se organizar e entender o tipo de prova que ele vai enfrentar”, explica o treinador.

Para a primeira corrida de montanha, é importante pensar também nas roupas. Assim como nas provas de rua, devem ser confortáveis – feitas de tecidos leves e com tecnologia para não sofrer alteração de peso com o suor.

Mas é importante levar alguns itens extras, como capas de chuva, óculos e viseiras. O ideal é realizar treinos vestindo estes itens para não sofrer com algum incômodo inesperado.

Outro item essencial é a mochila de hidratação. Ela não é um problema para o atleta, uma vez que ao longo do percurso o peso acaba sendo eliminado. “Porém, é aconselhado carregar o mínimo possível de equipamentos neste suporte”, explica Anízio.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Essa você nunca viu: Clube O2 + O2 Box!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!