Explore o potencial da farinha de trigo!

-   Oferecimento: Corrida e Caminhada do Trigo
Atualizado em 17 de abril de 2024

O mercado de farinhas refinadas é um vasto ambiente, com diversos tipos de farináceos que possuem em sua composição carboidratos e proteínas. Essas farinhas são enriquecidas com ferro e ácido fólico, que auxiliam no combate de graves problemas de saúde, como anemia e má formação do feto.

Os principais benefícios desse alimento giram em torno da melhora da saúde digestiva, uma nutrição completa em cada colherada e também auxilia a espantar a insônia e a ansiedade – além, claro, de produzir pães, bolos, biscoitos e outras delícias.

O trigo é um alimento que está presente há mais de 10 mil anos na história da humanidade, mas só chegou ao Brasil em 1534, quando Martim Afonso de Souza desembarcou na capitania de São Vicente. Além da farinha e do farelo, os atuais moinhos disponibilizam a fibra, o gérmen e os flocos de trigo – assim como o grão inteiro e o triguilho.

Existem três espécies de trigo:

  • Triticum Aestivum – conhecido por ser o trigo comum, é a espécie mais cultivada no planeta e também a utilizada para a fabricação do pão;
  • Triticum Compactum – é o “tipo clube”, usado para a fabricação de biscoitos e bolos macios;
  • Triticum Durum – indicado para produzir massas, essa espécie forma um glúten mais resistente, permitindo a textura firme após o cozimento.

O consumo da farinha de trigo e derivados é fundamental para uma alimentação saudável e equilibrada. Ela equivale a uma fonte de alimento completa (em termos nutricionais), composta por amido, minerais, vitaminas e proteínas (cerca de 8 a 15%).

 

Fonte: Site da ABITRIGO