Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Como inserir a corrida no dia a dia

Não é fácil deixar o sedentarismo de lado e incluir na rotina a atividade física, com assiduidade e consistência. Antes de tudo, segundo o profissional de Educação Física Cláudio Roberto Costa, da assessoria Triplaforma, é necessário dar ao exercício a importância que se atribui ao trabalho.

Os horários do treino e de ir à corrida devem ser fixos, e não podem ficar em segundo plano ou serem adiados quando aparece uma reunião ou uma demanda urgente. Trata-se de cuidar do que é mais valioso para você: sua saúde.

Em segundo lugar, é necessário escolher uma atividade de que se goste. “Não adianta optar por um esporte ou uma atividade física da qual não goste e depois culpar-se por não fazê-la com regularidade. Eu, por exemplo, não gosto de nadar. Então não me inscrevo em natação. Há muitas opções: pilates, dança, corrida, crossfit. Teste, veja se sente bem. Escolha uma e a abrace”, recomenda Costa.

Leandro Reis, da Run&Fun, defende a introdução de um maior volume de atividade física diária com pequenas adaptações da rotina.

“Se você mora ou estuda relativamente perto de sua casa, experimente ir a pé, ao menos por alguns dias da semana. Ao sair para almoçar, escolha um restaurante mais distante, para andar mais. Desça do ônibus um ou dois pontos antes, opte pela escada e deixe o elevador ou a escada rolante. Seguindo ao menos parte dessas estratégias, em uma semana, seu volume de atividade física será bem maior”.

Leia mais

Circuito Banco do Brasil leva corrida para todo o País

Os benefícios da corrida para a saúde a curto, médio e longo prazo

Cuidados para sua primeira prova de corrida

A lógica vale para quem quer ser corredor. Comece aos poucos. Após passar um tempo andando, experimente trotes curtos de 30 segundos a cada cinco minutos de caminhada.

“A frequência cardíaca já vai subir, e você sairá da zona de conforto. Aos poucos, vá aumentando o tempo de trotes. Seu corpo vai naturalmente se preparando para essas demandas. Repetindo essa atividade, você vai se ver um dia correndo por 20 minutos sem parar”, sugere Reis.

É aos poucos e com disciplina que se insere a atividade física no dia a dia, mas ter um objetivo ajuda muito. Comece a treinar, inscreva-se etapa do Circuito Banco do Brasil de Corrida da sua cidade e aproveite uma vida mais feliz e saudável.

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!