Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Cuidados para sua primeira prova de corrida

A primeira corrida de rua a gente nunca esquece. E até por isso é bom tomar as devidas precauções para que essa lembrança seja positiva.  O sucesso de sua prova começa bem antes de você entrar no funil de largada ao lado de outros milhares de corredores.

Se você tiver comprado um tênis novo, segure a ansiedade para estreá-lo. Utilize os calçados com os quais já está habituado a treinar. Ele está amoldado aos seus pés e não vai lhe render uma bolha. O mesmo vale para as meias e as demais roupas: sinta-se confortável com aquilo que já está testado e aprovado.

Na semana anterior à prova, é importante adaptar também a alimentação e moderar o consumo de álcool. “Cerveja em excesso faz mal, mas a cevada dá contribuição. O destilado é que não é legal. É difícil para o corpo removê-lo. É só uma semaninha: evite. Seu rendimento vai ser bem melhor se você se abstiver desse tipo de bebida”, ensina o maratonista e formado em Educação Física, Solonei Rocha da Silva.

Leia mais

Circuito Banco do Brasil leva corrida para todo o País

Os melhores lugares para correr em Salvador

Os melhores lugares para correr em Belo Horizonte

Fique atento ao menu: evite novidades às vésperas da prova. Condimentos e alimentos gordurosos podem causar desconforto no sistema digestivo. Equilibre o consumo de proteínas e opte por carboidratos complexos, como macarrão e arroz integrais, aveia, quinoa e tubérculos. Eles formarão um bom estoque de energia.

Tenha disciplina para poder dormir bem: vá para cama mais cedo, evite utilizar o celular antes de ir dormir, procure conter a ansiedade.

Calcule bem o horário para levantar no grande dia. Chegue a tempo de deixar seus pertences no guarda-volumes, de dar uma passadinha no banheiro e de fazer um bom aquecimento. Na hora da prova, imprima o ritmo que vem treinando.

Outra dica importante é segurar a emoção. “Muita gente se empolga e começa muito forte. É muito comum o pessoal não admitir ser ultrapassado por um senhor. Muitos homens também não querem ver mulheres passando à frente. Grande besteira que pode custar caro no final da prova. Se você estiver se sentindo bem preparado, faça o contrário disso: comece tranquilo e depois acelere na segunda metade”, aconselha o treinador Cláudio Roberto Costa, da assessoria Triplaforma.

“Imprima o ritmo que vem treinando. Na hora da prova, a adrenalina naturalmente faz o atleta melhorar. É hora apenas de evitar exageros e de saber que você não está disputando com ninguém, apenas consigo mesmo”, acrescenta o técnico.

Com essas dicas, o sucesso de seu início no mundo da corrida de rua está praticamente garantido. Inscreva-se no Circuito Banco do Brasil de Corrida, siga esse manual e boa sorte!

Clube O2

Garanta sua jaqueta do Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!