Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dicas para lidar com o calor na etapa de Salvador do Circuito Banco do Brasil

Os corredores que vão participar da etapa de Salvador do Circuito Banco do Brasil precisam se preparar para o clima úmido do inverno baiano. A prova está marcada para o dia 7 de julho.

“A umidade é um pouco maior nessa época. Nada parecido com Manaus ou Belém, mas é importante ficar atento”, recomenda o treinador Jardel Moura, da assessoria de corrida local que leva o nome dele.

Quando se corre em lugares úmidos, é mais difícil para o suor evaporar. Ele forma gotículas na pele que escorrem rapidamente, sem tempo de contato suficiente com a pele para resfriá-la. Dessa forma, perde-se menos calor.

Nessas circunstâncias, é importante manter a superfície do corpo úmida com líquidos frios. Ao passar pelos postos de hidratação, tente apanhar um pouco de gelo e colocá-lo no pescoço e trate de se hidratar bem. “Mas também não exagere, bebendo água demais”, adverte Cláudio Roberto Costa, da assessoria Triplaforma.

A ingestão exagerada de água pode resultar em hiponatremia. Nesse caso, o sangue fica diluído e o nível de sódio no sangue pode cair demais. Isso acarreta náuseas, tontura e confusão mental.

Leia mais

Circuito Banco do Brasil leva corrida para todo o País

Os melhores lugares para correr em Salvador

Água de coco e rapadura: alternativas naturais para o corpo

Mesmo em agosto, a temperatura na hora da prova, em Salvador, pode chegar aos 23º, num dia ameno, ou a 27º, com céu aberto, segundo Moura. Use roupas leves e adequadas para a prática esportiva. E nunca é demais lembrar: proteja a pele com filtro solar de fator 50, no mínimo.

Costa destaca a importância de se utilizar camisas com alta tecnologia. “Sob sol forte, é importante vestir camisas com proteção UVA/UVB e tecidos inteligentes”. Esses tecidos transferem o suor produzido pelo corpo para as camadas externas, facilitando a evaporação e o resfriamento do corpo. Com menos suor, a camisa fica mais leve, proporcionando maior conforto térmico.

O calor dificulta, mas não impede a prática da corrida. Na etapa de Salvador do Circuito Banco do Brasil, cuide bem da hidratação e proteja a pele para garantir uma manhã de pura diversão.

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!