Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Os benefícios da corrida para a saúde a curto, médio e longo prazo

A corrida, um dos esportes mais básicos e simples que você pode praticar, oferece um sem-número de benefícios, que transcendem a transformação do corpo. Trata-se de uma atividade que melhora a autoestima, combate a depressão e injeta até bom humor no seu dia a dia. Confira!

Benefícios da corrida a curto prazo

Euforia

É o “barato do corredor”. A corrida aumenta os níveis dos hormônios serotonina, dopamina e endorfina no cérebro. Essa sensação dá mais ânimo para enfrentar o dia a dia. O efeito pode estar relacionado aos endocanabinoides, neurotransmissores ativados no cérebro durante a corrida.

Perda de peso

Qualquer exercício aeróbico contribui para a perda de peso. O exercício, na forma moderada (até 80% da frequência cardíaca máxima), ajuda a queimar calorias e a perder gordura. Depois que estiver condicionado, no entanto, você vai precisar de novos estímulos para continuar a perder peso sem perder músculos.

Antidepressivo natural

Os exercícios aeróbicos liberam a produção da quinurenina, substância que se relaciona com a depressão. É uma enzima que elimina do corpo substâncias nocivas acumuladas em períodos de estresse.

Benefícios a médio prazo

Pernas, pés e core

A corrida mexe com vários músculos, exige força para estabilizar os quadris, além de empregar a rotação de tronco e trabalho das articulações.

Ossos mais fortes

A corrida produz um efeito maior sobre a densidade óssea do que o ciclismo e a natação, por exemplo. Se for conjugada a um trabalho de musculação, a atividade vai ajudar a construir ossos mais fortes.

Benefícios a longo prazo

Melhora da imunidade

Um estudo finlandês que acompanhou o estilo de vida de 2.560 homens de meia-idade ao longo de 17 anos constatou que aqueles que praticaram corrida por mais de 30 minutos diários reduziram em 50% o risco de morrer prematuramente de câncer.

Coração forte

Outro estudo, do Journal of American College of Cardiology, constatou que corredores apresentam risco global de mortalidade 30% menor. Já o risco de morte por doença cardíaca é 45% menor em comparação com outros corredores.

Como você viu, corrida é saúde. É por isso que o Banco do Brasil criou o Circuito Banco do Brasil de Corrida, levando atividade física e uma vida mais saudável para todo o País.

Leia mais

Cuidados para sua primeira prova de corrida

Circuito Banco do Brasil leva corrida para todo o País

Clube O2

Garanta sua jaqueta do Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!