Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Os benefícios do pequi e da mandioca para corredores

A rica culinária cuiabana certamente oferece itens que caem bem na dieta de um corredor. É preciso tomar cuidado, no entanto, com pratos excessivamente calóricos e pesados.

O treinador Valdercarlos Santos, da assessoria esportiva MT Fit Run, elegeu um alimento típico da região Centro Oeste, mas processado industrialmente, para recomendar aos corredores. Trata-se das cápsulas com óleo de pequi, fruta utilizada no famoso arroz de pequi, prato tradicionalíssimo em Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Minas Gerais.

“O óleo de pequi tem fortes propriedades anti-inflamatórias. É muito bom como aliado na prevenção a lesões em corridas”, ensina o treinador.

O pequi é rico em licopeno, substância que confere a cor avermelhada ao tomate, à melancia e à goiaba, entre outros alimentos. Ele é um antioxidante que ajuda a impedir e a reparar os danos causados às células pelos radicais livre, produzidos por funções normais do corpo humano, como a respiração e a atividade física, e também pela superexposição ao sol e à poluição e pelo estresse.

Outra iguaria cuiabana benéfica para corredores é o croquete de mandioca. O alto volume de carboidratos da mandioca é combustível para praticantes de atividade física de alta intensidade, que precisam de muita energia para realizar seus treinos.

Como se não bastasse, a mandioca contém ainda o resveratrol, substância que ajuda a prevenir danos provocados pela ação dos raios ultravioletas. Não chega a funcionar como um filtro solar, mas fornece uma camada de proteção extra à pele, fortalecendo os tecidos e elevando a resistência das células aos raios do sol.

Outro alimento local que fornece energia é o furrundu, doce pantaneiro elaborado com mamão verde e rapadura de cana-de-açúcar. É geralmente consumido após o almoço, muitas vezes com queijo, mas é uma boa pedida também para o café da manhã que antecede uma prova ou um treino.

A culinária cuiabana está repleta de alimentos benéficos para corredores e atletas de outras modalidades. Inclua-os na dieta e inscreva-se na etapa de Cuiabá do Circuito Banco do Brasil de Corridas!

Leia mais

Os melhores lugares para correr em Cuiabá

Os benefícios da corrida para a saúde a curto, médio e longo prazo

Por que é importante se aquecer antes da corrida

 

 

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!