Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Os melhores lugares para correr em Brasília

O Parque da cidade Dona Sarah Kubitschek é um patrimônio de Brasília. O famoso local de treino na capital federal faz parte até da música Eduardo e Mônica, do Legião Urbana, de tão importante para o cotidiano da cidade e seus corredores de rua.

“O povo que corre se reúne lá, principalmente no período da manhã e à noite”, diz José Joaquim da Silva Júnior, mais conhecido como Juca, proprietário da assessoria Get Running, tradicional na capital federal.

O Parque da Cidade tem 4,2 quilômetros quadrados, mais do que o dobro da área do Ibirapuera, de São Paulo (1,5 km²), e maior até do que o Central Park, de Nova York (3,41km²).

Até pouco tempo atrás, corredores e ciclistas dividiam a mesma rota, mas os espaços para as modalidades agora são separados. Quem corre no Parque da Cidade tem três opções de pistas: 4km, 6km e 10km.

Leia mais

Por que é importante se aquecer antes da corrida

Cuidados para sua primeira prova de corrida

Como inserir a corrida no dia a dia

Juca observa, no entanto, que, nos finais de semana, as pistas ficam mais cheias. Quem prefere evitar a muvuca tem várias opções.

Uma delas é correr no Eixo Norte/Sul, que fica fechado aos domingos, das 6h às 18h, e se transforma no Eixão do Lazer, outra boa opção para correr em Brasília.

No total, o Eixão tem 15km de extensão. O Eixo Norte tem mais subidas e descidas. Quem gosta de percorrer todo o Eixão deve descer o Buraco do Tatu, que passa sob a rodoviária, e acessar a Asa Sul.

Os que preferem evitar o asfalto, para poupar as articulações, dispõem de ótimas alternativas, como as trilhas do Parque Nacional, com 15km de extensão e toda marcada com a quilometragem, o Jardim Botânico, que mistura trechos de trilhas, estradões e asfalto (15km também) e a Flona (Floresta Nacional de Brasília), onde é possível fazer até treinos para maratona sem repetição de paisagem: são 35km.

“É um local maravilhoso, com florestas de pinheiros, de eucaliptos e de samambaias. Você nem acredita que está no Planalto Central”, diz Juca.

Já fora do Plano Piloto, o Taguaparque, em Taguatinga, e o Parque Ecológico de Águas Claras são outras boas opções de treino.

Seja no Parque da Cidade, no Eixão, ou nas trilhas dos outros parques, Brasília oferece muitas opções de lugares para treinar corrida. Coloque o treino na rotina e inscreva-se na etapa local do Circuito Banco do Brasil de Corridas!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!