Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Por que é importante se aquecer antes da corrida

O aquecimento prepara o atleta para a corrida e reduz os riscos de lesões musculares ou articulares. Um trabalho bem feito antes da prova eleva as frequências cardíaca e respiratória e libera um fluxo de sangue maior para os músculos.

O corredor iniciante que está treinando, mas que apresenta um nível ainda baixo de condicionamento físico, deve fazer um trote bem leve, de 10 a 15 minutos. Já os atletas que estão dando suas primeiras passadas na corrida e que apenas caminhavam pouco tempo atrás devem intercalar três minutos de trote com dois minutos de caminhada.

É interessante dividir bem o seu tempo antes da corrida com os trabalhos de alongamento e o de aquecimento. Corredores que priorizam o alongamento e não fazem ao menos um trote leve vão largar com o corpo frio, o que adia a obtenção de um bom ritmo.

Um bom exercício é a elevação alternada de joelhos, além de dar chutes para a frente. Se o seu preparo físico estiver numa faixa mais evoluída, dê alguns tiros curtos e faça movimentação lateral.

No dia da prova, procure terminar o aquecimento dez minutos antes da largada. Se encerrar o trabalho com antecedência maior, o corpo pode voltar a esfriar. Quinze minutos de aquecimento são suficientes para se fazer uma prova boa, executando o que foi treinado.

Tome cuidado para não se empolgar e fazer tiros muito fortes. Se for correr na grama, preste atenção aos buracos, nos quais você pode torcer o pé, encerrando a brincadeira.

Se optar pela areia, evite as áreas com areia mais fofa, que podem provocar desgaste excessivo. Não esqueça de trabalhar grupos musculares que você acha que não utilizará muito, como pescoço, ombros e peitorais. Eles também são importantes. Rotacione tornozelos, joelhos, quadris, troncos, braços e cabeça por dez vezes em cada sentido.

Seguindo rotinas de aquecimento, sua corrida será mais prazerosa e a chance de lesão, menor. Por isso, antes de todas as provas do Circuito Banco do Brasil de Corrida profissionais de educação física dedicam um tempo especial a preparar o corpo dos atletas para a corrida.

Leia mais

Circuito Banco do Brasil leva corrida para todo o País

Como inserir a corrida no dia a dia

Os benefícios da corrida para a saúde a curto, médio e longo prazo

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!