Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dicas para ser um corredor mais resiliente

Foto: Adam Tavares

Para evoluir na corrida, não adianta só ter talento e treinar. É importante manter-se saudável e longe de lesões para que o progresso ocorra – do contrário, você precisa sempre retomar a antiga forma antes de dar um passo à frente. O melhor tipo de corredor é o corredor resiliente, que consegue superar as adversidades encontradas e se mantém livre de lesões.

Por isso, reunimos dicas universais para te ajudar neste tema, não importa se você ainda busca completar sua primeira prova de 5k ou já treina para tentar melhorar o tempo na maratona.

Dicas para ser um corredor resiliente

Priorize a qualidade, não a quantidade

O primeiro termo para ser um atleta mais resiliente é compreender que a qualidade do treino é mais importante que a quantidade. Isso deve estar claro para qualquer corredor.

Embora o esforço de alguns atletas que passam horas a fio correndo seja valorizado por companheiros de treino e amigos, é melhor correr bem do que correr mais. Mais distância nem sempre é melhor.

Livrar-se dessa obsessão por mais quilometragem e mais horas é essencial para progredir. “É um dos principais erros do corredor amador. A evolução é consequência de um programa de treinos, não necessariamente de mais quilometragem”, analisa o treinador Vanílson Neves.

Saiba quando dar o melhor de si

“Treino é treino, jogo é jogo”. Uma velha máxima do futebol ajuda a ilustrar que, nos treinamentos, nem sempre vale a pena correr como se a vida dependesse daquilo. Muito esforço nas rodagens do dia a dia aumenta a chance de lesão. É gratificante se esforçar no esporte, mas uma doação extrema também representa um atalho para a exaustão da mente e do corpo.

“Nem todo treino precisa ser executado a 110%. Em alguns treinos, o atleta vai somente para ‘sujar a roupa’, como os regenerativos. Em alguns momentos, é válido esquecer a busca por performance”, diz Neves.

Valorize o descanso

A recuperação é um dos pontos mais importantes para qualquer atleta. Treinar sete dias por semana não é recomendado em razão do intervalo de tempo curto para regenerar o corpo e a mente.

Existem várias maneiras de acelerar a recuperação. Entender que você só estará 100% na corrida se realmente apostar em uma boa recuperação ajuda a te tornar mais resistente.

“O cansaço é uma bola de neve. Quem não descansa direito pode sentir os efeitos lá na frente”, afirma Neves.

Coma bem na maior parte do tempo

Ninguém precisa abrir mão de uma cerveja com os amigos ou de uma ou outra fatia de pizza. Mas é preciso saber que, em uma corrida mais desgastante, o seu corpo acusa o golpe pelos excessos. Tente manter uma dieta regrada em 80% do tempo, lembrando que a alimentação é o combustível do seu organismo e que a qualidade faz diferença, especialmente, nas corridas mais exigentes.

 

Leia mais

Os tipos de pisos na corrida e a importância de variá-los

Remo indoor: como o equipamento pode ajudar na corrida?

Razões para investir em treinos de subida

 

Aposte na qualidade do seu sono

O sono reparador é a terceira perna da tríade do bom desempenho esportivo. Não basta estar na cama por oito ou nove horas, é preciso descansar o corpo e a mente. Existem pequenas medidas que te ajudam a melhorar a qualidade do seu sono .

– Deixe o seu telefone no modo avião a partir do momento em que tiver que dormir
– Bloqueie todas as fontes de luz
– Use cortinas escuras
– Evite olhar para telas (TV ou computador) pelo menos uma hora antes de dormir

Limite o estresse da sua vida

Não importa a origem, o estresse sempre é prejudicial ao ser humano. Embora o esporte seja uma válvula de escape para muitas pessoas, há quem se frustre bastante quando o rendimento na corrida não é o esperado. Lidar melhor com eventuais frustrações na corrida é essencial para ser um corredor resiliente.

“O atleta amador não tem a obrigatoriedade de cobrar resultados. E o estresse pode surgir quando ele não atinge os resultados que havia planejado. O que deve ser feito é identificar por que esse resultado não foi alcançado”, pontua Neves.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!