Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Por que você deveria correr de lentes de contato

Utilizar lentes de contato e não os óculos de grau em treinos e provas esportivas não é mero capricho visual. Além de eliminarem as chances de problemas como óculos caindo ou embaçando durante a corrida, elas evitam distorções e aumentam o campo de visão, principalmente porque ficam em contato direto com o olho do atleta.

A barreira física criada pelas lentes com os fatores externos ainda ajuda a proteger os olhos de pequenas ‘agressões’, como poeira e vento, além de uma proteção extra dos raios ultravioleta – a exposição a longo prazo a estes raios pode gerar alterações na córnea e no cristalino, prejudicando a visão.

“As lentes de contato proporcionam melhora no conforto, segurança, aderência aos olhos, campo de visão e qualidade visual, protegendo inclusive do vento e fatores externos. Os óculos podem cair do rosto, embaçar as lentes e gerar desconforto por conta do impacto gerando insegurança ao atleta e levando à perda de tempo nas suas ações esportivas”, explica o oftalmologista e corredor Dr. José Antônio Westphalen, que já trabalhou com a Seleção Brasileira de Futebol.

Outro benefício das lentes de contato sobre os óculos de grau para quem pratica esportes é a possibilidade de combinar seu uso a óculos escuros – fator especialmente útil para treinos de corrida em meio à natureza, em que há chance de encontrões com folhas e galhos, e para a prática de esportes de velocidade, como o ciclismo, além de ser um fator de moda e estilo.  

Escolhendo a lente correta

Entre os tipos de lentes de contato disponíveis, as mais adequadas para se fazer esportes são as de descarte diário.

“Descarte diário: usou, jogou fora. Não é necessário se preocupar tanto com a manutenção. O atleta foca mais no desempenho esportivo, não perdendo tempo com cuidados básicos de assepsia das lentes. A reposição é rápida e os riscos de contaminação são mínimos. A cada nova lente, uma visão renovada”, avalia o Dr. Westphalen.

As lentes de contato descartáveis de silicone hidrogel também têm um índice de oxigenação maior do que as convencionais, o que diminui a chance de surgirem pequenos edemas pelo aumento do ácido lático corneano e da glicose na câmara anterior durante os exercícios.

Isso não quer dizer que é proibido utilizar as lentes de contato convencionais para correr. Elas ainda darão mais liberdade e conforto do que os óculos de grau nos treinos e provas, além da segurança psicológica.

Leia mais

Foco na corrida: 4 acessórios que dão máxima liberdade nos treinos e provas

O que não pode faltar na mala de treino

É preciso, no entanto, atentar sempre aos cuidados de assepsia e manutenção básicas do acessório – um dos mais importantes é ter as mãos limpas na hora do manuseio – para diminuir os riscos de contaminação.

Seja qual for sua escolha, lentes de contato descartáveis ou convencionais, é importante realizar uma consulta oftalmológica antes de adotar o acessório. É nesta ocasião que o médico indicará o tipo de lente mais adequado às suas necessidades, realizará os testes de adaptação ao equipamento e ensinará os cuidados básicos de manutenção.

Outra medida para garantir todos os benefícios é fazer uma adaptação gradual às lentes de contato. Assim como qualquer outro equipamento de corrida, deixe o primeiro uso das lentes para um treino e as introduza na sua rotina conforme for se sentindo confortável. É muito provavelmente um caminho sem volta.

Clube O2

Garanta sua jaqueta do Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!